A psicose é uma doença mental da qual as pessoas que sofrem desta se encontram desconectadas da realidade. Desta maneira, o paciente constrói sua própria realidade e esta circunstância o desvincula do autêntico mundo real que há ao seu redor.
As ideias delirantes constituem um dos sintomas mais característicos entre os pacientes psicóticos. Estas ideias são alterações da percepção da realidade, de si mesmos ou do seu entorno. Outro elemento próprio desta patologia é o surgimento de alucinações sensoriais. Estas características provocam mudanças no comportamento e na afetividade.
Este surto pode ser manifestado através de uma alucinação sensorial totalmente irreal, por exemplo, a visão de um ser imaginário ou a percepção de um som inexistente.
Pode também ser expressa na forma de delírio e quando isso acontece o paciente experimenta uma realidade mental que não tem nada a ver com o que está ao seu redor.
O surto psicótico normalmente está relacionado a uma doença específica, tais como a esquizofrenia ou psicose. No entanto, em alguns casos, os surtos ocorrem depois de consumir algum tipo de substância alucinógena ou devido à mistura de álcool com drogas. Em casos excepcionais uma situação extrema de estresse pode também desencadear um surto psicótico.
A perda de controle envolve um perigo evidente à integridade física do indivíduo, uma vez que é capaz de agir contra si mesmo ou contra os demais. Quando isso acontece a pessoa psicótica não tem conhecimento de suas ações e, portanto, não é responsável por elas.
Para abordar este tipo de situação pode ser necessário tomar medidas drásticas, como uma internação forçada ou que obriga o paciente a tomar medicamentos para voltar à realidade.
Do ponto de vista médico é determinante estabelecer um diagnóstico preciso desta patologia. Com o diagnóstico, uma correta medicação e um acompanhamento adequado é possível prevenir o surgimento de um possível surto psicótico. Obviamente, o papel dos parentes mais próximos é fundamental para evitar este tipo de situação.
Um aspecto importante em relação aos surtos psicóticos é identificar estes sinais que anunciam seu possível aparecimento.
Imagem: Fotolia. aetb
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (jul., 2017). Conceito de Surto Psicótico. Em https://conceitos.com/surto-psicotico/. São Paulo, Brasil.