Afetividade - Conceito, o que é, Significado

AfetividadeO termo afetividade é derivado da palavra afeto e se refere às diversas emoções que uma pessoa pode demonstrar diante de diferentes situações. A afetividade pode ser definida como uma variedade de impulsos emocionais impossíveis de ser dominados e que constitui um substrato compartilhado por todas as pessoas. A afetividade é o terreno de estudo da psicologia e tem sido matéria de debate anteriormente com as primeiras abordagens filosóficas a respeito. Com o passar do tempo, houve importantes avanços que associam diferentes áreas do cérebro com as ações que uma pessoa pode ter; circunstância adquirida através de uma pesquisa metodológica.

O primeiro aspecto a ser considerado quando se fala de afetividade é que ela é impossível de decidir conscientemente. Na verdade, todas as pessoas podem perceber as emoções sem que haja um controle sobre elas, além disso, surgem ao longo da vida nas mais variadas situações da vida. O que realmente se pode decidir é a atitude tomada diante desses momentos e das ações surgidas. Também é possível realizar ações que contribuem com os diferentes tipos de afeto. Assim, por exemplo, tomar decisões que beneficiem a si mesmo pode ter como consequência um sentimento de bem-estar.

Esta diferença entre vontade e afeto acontece desde os tempos antigos especialmente na Idade Média e no contexto da teoria desenvolvida por São Tomás. Na verdade, para o teólogo existe a clara diferença entre o que significa uma decisão livre e o que é uma simples inclinação afetiva. Esta circunstância se deve principalmente à elucidação de questões éticas. Os afetos podem variar e estar incluso a fatos imorais, mas isso não significa que exista culpa em quem os experimenta na medida em que não se tomou uma decisão livre a respeito.

Mais contemporaneamente, a psicologia se aprofundou em grande parte com estas considerações. Por exemplo, a psicanálise se refere a impulsos que existem além da consciência e da liberdade. É por isso que se costuma dizer que a primeira etapa para resolver qualquer tipo de problema que se refere à desorganização de um afeto é tomar consciência dele. De fato, esta circunstância apenas se torna possível quando são tomadas as decisões necessárias para dar uma resposta aos inconvenientes, mobilizando assim, os recursos internos e externos.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: