Conceito de Suposição

SuposicaoUma suposição é o resultado da consideração de uma questão ou situação como certa. Se não formos a sua festa de aniversário, seguramente, Maria vai ficar muito brava, teremos que fazer um esforço.

Também, aquilo que supomos ou que damos por feito é uma suposição. Suponho que a esta altura já deve ter chegado o avião, devemos nos apressar.

E a instância da lógica, uma suposição resulta no significado de uma palavra em lugar de outra.

Sempre que supomos algo estaremos realizando uma suspeita, ou seja, formando uma opinião a partir dos fatos e observações que realizamos, ou de outra forma, através de comparações que fazemos em relação a fatos ou situações semelhantes que já atravessamos oportunamente no passado.

Embora com frequência se fale indistintamente de suposição e de hipótese, não são os mesmos, pois a hipótese é o seguinte passo que procede à conclusão provisória de um trabalho, na qual resulta especialmente pela observação e pela experimentação do caso em questão.

Então, para poder reconhecê-la melhor, em uma suposição, sempre encontramos as seguintes características: os dados atribuídos são reais, o dado é mencionado como seguro, não existe uma investigação sobre o dado, as consequências resultam dos dados oferecidos e está baseada unicamente em especulações e opiniões dos envolvidos.

A suposição acaba por ser uma atividade que frequentemente os seres humanos realizam na infinidade de áreas em que intervimos; em nossa vida pessoal, no trabalho, entre outros, normalmente, as suposições surgem de diferentes situações que se apresentam ou esperam acontecer.

Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (jan., 2014). Conceito de Suposição. Em https://conceitos.com/suposicao/. São Paulo, Brasil.

Copyright © 2010 - 2022. Editora Conceitos, pela Onmidia Comunicação LTDA, São Paulo, Brasil - Informação de Privacidade - Sobre - Contato