Conceito » Direito » Sororidade

Sororidade - Conceito, o que é, Significado

No contexto da evolução constante das relações humanas surgem cada vez mais termos para atender os novos fenômenos sociais. Assim, o movimento feminista em suas mais variadas vertentes criou um neologismo: a sororidade.

Este vocábulo provém do latim “sor” que significa irmã e expressa todas as relações de solidariedade entre as mulheres. A origem da palavra irmã não é casual, pois as relações femininas são valorizadas com certo caráter de irmandade entre as mulheres.

A confraternidade ou irmandade feminina existe em relação a um inimigo, o patriarcado. Neste sentido, pode-se dizer que este termo surgiu em oposição à ideia de patriarcado. De acordo com o modelo patriarcal a sociedade é dirigida por homens dominadores, seja na figura de marido como na de pai.

Os valores associados à sororidade

As mulheres que praticam a sororidade reúnem forças contra qualquer forma de domínio masculino. Desta maneira, a fraternidade entre mulheres é avaliada como um elemento de união frente ao poder opressor masculino.

A ideia de sororidade se baseia em uma estratégia de duas vertentes:

1) a criação de laços entre as mulheres para erradicar o modelo patriarcal da sociedade;

2) promover ações inspirados na solidariedade, igualdade, lealdade e confiança entre as mulheres.

Exemplos de sororidade

- Grupos de vizinhos ou grupos sociais dos quais as mulheres se associam para solucionar seus problemas cotidianos, como a discriminação no trabalho, as diferenças salariais comparadas aos homens, dificuldades relacionadas à maternidade, etc.

- Plataformas reivindicativas para que o conjunto da sociedade conheça seus ideais: há mulheres que combatem a linguagem machista, a publicidade de reclamações sexuais das mulheres, as dificuldades em conciliar a vida familiar com a atividade profissional.

- As associações feministas baseadas na sororidade abordam tipo de iniciativa: exposições culturais, clubes esportivos, grupos de apoio, etc.

Todas as iniciativas promovidas e inspiradas pela ideia de sororidade estão dirigidas ao desejo de solidariedade entre as mulheres.

As lutas do movimento feminista forjam o sentimento de irmandade entre as mulheres

Há pouco mais de 100 anos, as mulheres que exigiam o direito de voto eram rotuladas como histéricas. Graças a essa luta, o voto feminino é hoje uma realidade quase que inquestionável.

Atualmente as manifestações apresentam novos desafios e lutas: a denúncia da mutilação genital feminina em alguns países, o papel das mulheres na sociedade muçulmana e a violência machista.

Imagem: Fotolia. piksel

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: