Sociedade - Conceito, o que é, Significado

SociedadeO ser humano é um ser único e exclusivo, mas também social. Todo o ser humano nasce e morre na mais profunda solidão, por isso, tanto o nascimento como a morte são dois acontecimentos íntimos. Entretanto, o ser humano cresce e se desenvolve no contexto de um grupo como mostra o valor da família. Um valor que, mesmo com o passar do tempo, permanece atemporal.

Da mesma forma, para qualquer indivíduo é fundamental ter um bom ambiente nas relações pessoais, por exemplo, no ambiente de trabalho, é importante ter bom relacionamento com os colegas. É também gratificante ter boas relações de amizade. Os verdadeiros amigos são um tesouro na vida das pessoas, eles são básicos e fundamentais para apoiá-lo emocionalmente nos momentos felizes e consolá-lo nos momentos de tristeza.

A sociedade é o grupo social composto por todos os indivíduos que fazem parte de uma rede de relacionamentos. A sociedade pode ser analisada também em função do contexto histórico porque toda a sociedade evolui constantemente. Portanto, todo ser humano é compreendido melhor quando é estudado o ambiente em que vive, assim como mostra o valor da cultura que se conecta com alguns valores e tradições específicas.

A sociedade de hoje tende ao individualismo, de fato, as novas tecnologias podem aumentar a solidão do ser humano do século XXI, assim que o mesmo faz mau uso destas tecnologias. Há casas em que a televisão ocupa o lugar da conversa familiar. Mas, ao mesmo tempo, a sociedade atual é solidária e comprometida.

Todo indivíduo tem seu próprio valor, mesmo assim ele faz parte de um ambiente social que tem que adaptar e integrar-se como pessoa. Isto significa assumir as normas sociais que propiciam a convivência a partir do respeito mútuo.

A sociedade é composta por homens e mulheres de todas as idades que mostram a grande riqueza pessoal que forma a estrutura social e que apresenta uma diferença positiva. As normas sociais estão baseadas no bem comum que é regido pelo senso de justiça.

Dentro da sociedade estão estabelecidas as relações pessoais e os laços afetivos que dão origem a novos grupos menores e mais estruturados. Além disso, vale destacar a relação que todo ser humano tem consigo mesmo.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: