Conceito » Economia » Inc, Ltd e Co

Inc, Ltd e Co - Conceito, o que é, Significado

Estas três formas abreviadas são de uso comum na terminologia relacionada ao mundo dos negócios.

Empregamos abreviaturas na linguagem escrita por um motivo óbvio: reduzir o tamanho de um texto. O uso de abreviaturas começou na civilização grega e romana e permanece mantido na atualidade. Embora qualquer palavra possa ser encurtada, o mais comum é que se utilizem as abreviaturas convencionais.

Inc

Corresponde à palavra inglesa incorporated, que quer dizer corporação. Trata-se de uma entidade legal que do ponto de vista jurídico se encontra separada das pessoas que fazem parte da mesma. Assim, uma corporação é responsável por suas dívidas e suas responsabilidades fiscais ou de qualquer outra índole. Esta forma jurídica empresarial é aconselhável para grandes companhias e não para pequenas e médias empresas.

Ltd

Aparece seguido de um nome comercial que equivale a limitado ou sociedade anônima de responsabilidade limitada. Como o próprio nome indica, seus acionistas ou proprietários têm uma responsabilidade legal sobre os compromissos adquiridos, mas não de maneira absoluta e sim limitada.

Co

É a abreviatura de companhia, ou seja, uma associação de indivíduos que compartilham um projeto empresarial em qualquer setor. O uso de Co não tem relação nenhuma com a forma jurídica específica de uma empresa.

Outras abreviaturas e siglas relacionadas aos negócios e ao mundo empresarial

Entre as mais conhecidas, podemos destacar: S.A (sociedade anônima), p.p (porte pago), ch/ (cheque), cc (conta corrente), IVA (imposto sobre valor agregado), SLL (Sociedade Limitada Laboral), IS (Imposto sobre Sociedades), PGC (Plano Geral de Contabilidade) ou IAE (Imposto sobre Atividades Econômicas). Todas estas abreviaturas são utilizadas nos mais variados documentos escritos.

O bom uso das abreviaturas, siglas e acrônimos

Embora sejam úteis e eficazes as diversas formas de encurtar as palavras, recomenda-se não abusar do seu uso, uma vez que pode dificultar a compreensão de um texto. A economia de caracteres escritos é eficaz quando usada moderadamente e o receptor da mensagem tem a certeza de conhecer o significado da abreviatura.

Neste sentido, vale lembrar que na Roma Antiga o imperador Justiniano chegou a proibir o uso de abreviaturas nos documentos públicos porque era difícil a leitura e compreensão dos mesmos.

Imagem: Fotolia. Galyna

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: