O SMS, já quase estampado como um termo se refere ao acrônimo formado pelas iniciais do serviço denominado Short Message Service, que se encontra disponível em todos os telefones celulares conforme os modelos e empresas fornecedoras do serviço também em alguns telefones fixos, pela qual podem ser enviadas e recebidas mensagens curtas, melhor conhecidas como mensagens de texto ou como a linguagem popular sentencia, especialmente aos jovens, como torpedos, em celulares, telefones fixos, como mencionamos, ou outros dispositivos portáteis que a tecnologia em constante evolução nos proporciona.
Embora o sistema seja originariamente projetado como parte padrão da telefonia móvel digital GSM, na atualidade, ela está disponível em uma grande variedade de outras redes, como por exemplo, a chamada 3G.
A mensagem SMS está composta de uma sequencia alfanumérica de até 160 caracteres de 7 bits, que encapsulada corresponde a uma série de parâmetros, que são usados para enviar e receber mensagens de texto normais, mas que também permitem incluir outro tipo de conteúdo, como: dar-lhe um formato especial para as mensagens e concatenar várias mensagens de texto para ganhar em extensão.
Basicamente o envio e a recepção destas mensagens são produzidos graças ao SMSC ou Short Message Service Center, que serve como central de armazenamento de textos que são enviados e realizam uma conexão pertinente com o resto da rede GSM.
As mensagens de texto permitem tanto ao remetente quanto ao destinatário, além de receber uma mensagem ou de poder enviar uma determinada informação, saber a que horas são enviados ou recebidos o texto, o número do remetente, ou em sua falta, do destinatário, o número do centro de mensagens que originou a mensagem, a validade da mensagem, entre outras questões.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (dez., 2013). Conceito de SMS (telefone celular). Em https://conceitos.com/sms/. São Paulo, Brasil.