Costuma-se dizer que alguém é um sabe-tudo quando presume seus conhecimentos e cultura diante dos outros, mas na realidade isso se trata de atitude exagerada que não corresponde ao seu verdadeiro valor intelectual. Em português podemos citar algumas palavras sinônimas, como um sabichão, crânio, gênio ou Maria sabichona (este último usado apenas em mulheres). Consequentemente, o sabe-tudo é uma pessoa pedante e arrogante, uma atitude socialmente desaprovada.
Quando dizemos que um indivíduo é um sabe-tudo, este adjetivo pode ser empregado em contextos de diferentes linguagens:
1) para indicar uma pessoa que se acha mais esperta que as outras;
2) para censurar a atitude arrogante de um indivíduo;
3) para desqualificar alguém que fala demasiado e de maneira inoportuna.
Normalmente o sabe-tudo quer provar um conhecimento aos demais que na verdade não possui. Esta atitude se deve a vários motivos:
1) para chamar a atenção dos demais;
2) para ocultar suas limitações diante dos demais e não querer passar por ridículo;
3) porque o sabe-tudo tem complexo de superioridade (neste último caso se trata de um mecanismo inconsciente para compensar um sentimento de inferioridade).
Este tipo de pessoa gera desconforto para os outros e é bastante comum provocar alguma discussão ou debate desagradável. Para relacionar-se com eles seguem algumas sugestões podem ser úteis:
1) adotar uma atitude tolerante e compreensiva;
2) não cair na tentação de entrar numa discussão;
3) recorrer ao sentido de humor e a paciência para não irritar-se com suas fanfarrices.
Quem realmente é uma pessoa culta e com um pouco de sabedoria não adota uma atitude de um sabe-tudo. O homem ou a mulher verdadeiramente intelectual é geralmente uma pessoa humilde, pois é consciente de que seus conhecimentos são pequenos em comparação a tudo que se ignora. Neste sentido, o sábio seria a antítese do sabe-tudo.
O sábio é aquele que tem desejo de aprender, enquanto o sabe-tudo não tem nenhuma modéstia intelectual e acredita que já sabe tudo.
Imagem: Fotolia. CurvaBezier
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (jan., 2017). Conceito de Sabe-tudo. Em https://conceitos.com/sabe-tudo/. São Paulo, Brasil.