Um resíduo ou lixo é aquele material que já não se necessita ou quer mais. Ele é resultado do desenvolvimento das atividades cotidianas dos seres humanos, responsáveis por boa parte dessas causas.
Os resíduos são classificados de acordo com a composição que apresentam: resíduo orgânico é aquele que apresenta origem biológica, ou seja, já teve vida ou formou parte de um ser vivo como é o caso dos galhos e das folhas das árvores e das plantas, das cascas de frutas e de todos resíduos de alimentos de uma casa, de um restaurante, entre outros.
Temos ainda, os resíduos inorgânicos, que são aqueles que apresentam uma origem não biológica e provêm da indústria ou de qualquer outro processo que não seja natural, como plásticos, tecidos, vidros, entre outros.
Os resíduos perigosos, assim como seu nome indica, são altamente prejudicais a saúde dos seres vivos, podem ser biológicos ou não e devem ser manipulados com muito cuidado, por exemplo, como o material contagioso de um hospital, materiais radioativos, substâncias químicas, entre outras.
No entanto, para os resíduos e lixos existem lugares apropriados, tanto nas casas como nas vias públicas, projetados especialmente para a necessidade, ou seja, para evitar que o lixo seja colocado em qualquer lugar, afetando assim, a qualidade de vida.
Em casa, no trabalho, nos hospitais, nas escolas são conhecidos como cestos de lixo e podem ser de diversos tamanhos, formas e cores, dependendo das necessidades e das preferências pessoais. Uma vez que o cesto ou contender de lixo esteja cheio, ele deve ser depositado em um lugar apropriado para que seja retirado por uma empresa responsável pela coleta de resíduos e finalmente ser colocado num local adequado e determinado.
E na via pública, os governos ou administradores locais correspondentes a cada comunidade dispõem contenderes públicos e padronizados. Nas grandes cidades costuma haver um em cada esquina para que os transeuntes possam eliminar o lixo que produzem de maneira organizada, sem sujar e contaminar o meio ambiente público.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (mar., 2014). Conceito de Resíduos orgânicos. Em https://conceitos.com/residuos-organicos/. São Paulo, Brasil.