Conceito » Ciência » Hyperloop

Hyperloop - Conceito, o que é, Significado

Os meios de transporte tiveram e continuam tendo um papel de destaque no progresso da humanidade. Quando surge um avanço tecnológico significativo associado ao transporte são abertos novos rumos e horizontes. Vale lembrar que a invenção da roda e as primeiras máquinas a vapor foram autênticas revoluções.

Nos últimos anos surgiu uma proposta tecnológica que pode revolucionar o transporte terrestre: tubos que deslocam cápsulas em alta velocidade. Uma das empresas que lançou este projeto é a Hyperloop One.

Em que consiste e quem é a pessoa que está por trás disso?

Através de tubos metálicos pressurizados, as pessoas e as mercadorias podem deslocar-se dentro de cápsulas sustentadas pelo ar através de um tubo de baixa pressão. Este sistema está projetado para atingir uma velocidade muito elevada: 1200 km / h. Para seu funcionamento são empregadas fontes de energia renováveis.

O propulsor desta nova tecnologia é Elon Musk. Este sul-africano de nacionalidade norte-americana e canadense nasceu em 1971 e é considerado um autêntico visionário. Ele é o fundador do Paypal e promoveu o uso da energia solar nos lares dos Estados Unidos. Os automóveis esportivos eletrônicos, os ilustres Teslas, também estão relacionados com Elon Musk.

Seus projetos e empresas tratam de áreas bem diferenciadas: internet, viagens espaciais, energias renováveis ou nanotecnologia.

O sistema desenvolvido por Hyperloop One é um projeto que ainda está em fase de desenvolvimento e é muito difícil prever quando se tornará realidade.

Apesar das dúvidas que possam surgir, os especialistas acreditam que nos próximos anos este meio de transporte mudará a vida das pessoas.

Alguns exemplos podem ilustrar as mudanças esperadas. O deslocamento entre Paris e Madri poderia ser feito em 40 minutos e num tempo parecido todo o Reino Unido poderia ser percorrido de ponta a ponta.

Um cidadão de Lisboa poderia ir trabalhar em Barcelona em uma hora. Logicamente, o tempo gasto no transporte também afetará as mercadorias.

Por outro lado, podemos imaginar que as possibilidades de lazer serão bem diferentes das atuais. Os dirigentes da Hyperloop One afirmam que este projeto terá profundas implicações econômicas e sociais.

Espera-se que o preço da passagem seja acessível para a maioria dos bolsos. Do ponto de vista ambiental, o projeto é totalmente sustentável.

O transporte de alta velocidade impulsionado por Elon Musk não está isento de críticas

Alguns especialistas afirmam que há limitações técnicas e econômicas de todo tipo (por exemplo, coloca-se em dúvida a propulsão das cápsulas dentro de um tubo com um vazio quase absoluto e se afirma que a velocidade prevista é muito perigosa caso ocorra algum tipo de avaria ou acidente).

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: