Em termos gerais, a palavra produção se refere à ação e ao modo de produzir, e a soma de produtos, tanto do solo como da indústria.
A obtenção de frutos ou qualquer outro bem que provém diretamente da natureza sem terceirizações se denomina comumente como produção.
Por outro lado, o processo de realização de um filme, de um programa de televisão ou rádio, na qual interagem várias pessoas e aspectos que permitem sua realização, é conhecido popularmente como produção.
Assim mesmo, o filme ou programa já concretizado e filmado, costuma ser chamado de produção, como é o caso da produção espanhola, norte-americana, mexicana, entre outras.
No entanto, especificamente na economia, produção é a criação e o processamento de bens e mercadorias. Este processo abrange tanto a concepção, o processamento e o financiamento da produção em questão e é considerado como um dos processos econômicos mais importantes e principais através do qual os seres humanos podem obter e gerar riqueza.
Em uma sociedade e de acordo com as relações de produção que as pessoas estabelecem entre si, podemos encontrar diversos modos de produção, no entanto, é através destas relações de produção que o trabalho individual se torna uma parte integrante do trabalho social.
Segundo o filósofo alemão Karl Marx, que dedicou boa parte de sua vida em estudar o fenômeno da produção econômica, o modo de produção não determina nem porque nem quanto ele ocorre, mas o como levar essa produção adiante.
Entre os modos de produção podemos encontrar os seguintes: escravista, a força de trabalho é escrava; feudal, um homem livre em uma situação econômica inferior a outro recebe deste um feudo apenas para sua manutenção; e capitalista, o trabalhador através de um contato vende sua força de trabalho a um empresário em troca de um salário.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (abr., 2014). Conceito de Produção. Em https://conceitos.com/producao/. São Paulo, Brasil.