Conceito » Aprender » Estratificação

Estratificação - Conceito, o que é, Significado

O estrato é uma camada ou um conjunto de camadas que formam algo. Isto significa que a estratificação é uma maneira de entender uma estrutura em faixas, por exemplo, os níveis do terreno, a pele humana, a córnea, o conjunto da sociedade, ou seja, tudo aquilo que apresente uma divisão em diferentes níveis sucessivos.

A classificação do terreno

Ao pensar no solo que pisamos, sabemos que existe uma série de camadas ou estratos que o formam. A formação do solo é realizada a partir de rochas, minerais, água e bolhas de ar. O solo se distingue por componentes sólidos (areia, argila, restos de seres vivos), componentes líquidos (água e sais mineiras) e componentes gasosos formados por diferentes gases. A formação do solo leva milhões de anos e durante este processo tem a influência da erosão, do transporte de materiais e da sedimentação.

O solo costuma ter diferentes camadas ou estratos. Na camada superficial se encontra areia, argila, ar e humos. Na camada intermediária há fragmentos de rochas e seres vivos. Já na camada mais profunda são encontradas grandes rochas e não há seres vivos. Esta forma de organização do solo é conhecida como estratificação do terreno.

A estratificação da córnea

Anatomicamente, a córnea pode ser explicada através de suas diferentes camadas ou estratos. A córnea é a parte interna da camada externa dos olhos que protege as estruturas intraoculares e, ao mesmo tempo, reflete a luz. Não é possível observar a córnea a olho nu porque é transparente, mas através de uma topografia é possível conhecer sua estrutura estratificada.

A espessura da córnea é mais fina na área central e aumenta progressivamente nas bordas. Em sua parte externa, a córnea tem uma película lagrimal que vai até o epitélio, a membrana de Bowman, o estroma, a membrana de Descemet e, por último, a camada mais interna ou endotélio.

Estratificação social

Os sociólogos usam o conceito estratificação social para descrever a desigualdade dos indivíduos que formam o conjunto de uma sociedade. A estratificação pode ser entendida a partir de um critério material, por exemplo, a propriedade dos meios de produção, ou então em função de outros parâmetros (gênero, idade, classe militar).

Os sistemas estratificados da sociedade têm relação com as desigualdades existentes nos diferentes modelos sociais. A forma mais comum de entender a estratificação social é através das classes sociais.

Imagem: Fotolia - BillionPhotos, Lorelyn Medina

Relacionados:

  1. Edafologia
  2. Água Subterrânea
  3. Caliptra
  4. Fotossíntese
  5. Biótopo
  6. Cimentação
  7. Resíduos Sólidos
  8. Aquífero
  9. Manancial
  10. Química Geral