Conceito » Aprender » Precaução

Precaução - Conceito, o que é, Significado

A precaução se conecta diretamente com a prevenção como uma atitude positiva para evitar certas consequências negativas. Por exemplo, quando um motorista que viaja pela estrada deve ter a precaução de não tomar álcool nem consumir drogas, pois isso aumenta significativamente o risco de um acidente. Da mesma forma, o motorista não deve usar telefone celular porque estas distrações podem trazer consequências graves na estrada. Atualmente, o uso de celular durante uma caminhada também aumenta o risco de acidente pelo pedestre, podendo chocar-se com algum mobiliário público.

Gestos de precaução

Da mesma forma, quando uma pessoa realiza uma longa viagem sozinha, deve ter precaução e assim informar-se sobre os bairros ou lugares mais inseguros que visitam, a fim de evitar passar por esses locais, especialmente na parte da noite. Outra atitude sensata é contratar um seguro de viagem para resolver qualquer incidente que possa ocorrer durante o período.

Muitas pessoas quando voltam tarde para casa, por exemplo, em um sábado à noite de uma grande cidade, devem ter a precaução de reservar um táxi para trazê-las de volta a casa

Diante do risco de sofrer qualquer incidente, ao passar por uma área isolada, o táxi é um plano B que traz segurança às pessoas que têm medo de andar sozinhas durante a noite.

Do ponto de vista da saúde, há muitas decisões que também são realizadas por precaução. Por exemplo, evitar o consumo de produtos vencidos por precaução de causar algum problema de saúde. Quando uma pessoa tem suspeita de algum fato particular, prefere tomar medidas de precaução. Esta atitude é um reflexo de prudência que leva a tomar decisões oportunas em situações de incerteza, entre as quais se observa algum tipo de problema.

Princípio de precaução

O princípio de precaução no cuidado com o meio ambiente vai além da prevenção; isso leva as organizações a tomar medidas de responsabilidade ética antes de causar sérios danos ao planeta. Estas medidas são necessárias diante da crença lógica, embora ainda não conste um estudo científico conclusivo de que alguns produtos e certas tecnologias possam prejudicar potencialmente a natureza ou a saúde das pessoas.

Imagem: Fotolia. alyonka_lis

Relacionados:

  1. Princípio de Precaução
  2. Pedestre e Faixa de Pedestres
  3. Educação Viária
  4. Alcoolemia
  5. Luz Alta e Luz Baixa
  6. Alcoorexia
  7. Imperícia
  8. Prevenção de Riscos
  9. Celular
  10. Responsabilidade Extracontratual