Conceito » Cultura » Jack-o’-lantern

Jack-o’-lantern - Conceito, o que é, Significado

Na festa do Halloween, uma das tradições mais difundidas consiste na decoração do exterior da casa com uma abóbora oca iluminada e esculpida com aparência humana. Na Irlanda, esta figura originária é conhecida pelo nome de Jack-o’-lantern.

Desde a lenda irlandesa sobre um astuto ladrão até a abóbora iluminada do Halloween

Em um relato do folclore celta procedente da Irlanda, conta-se a história de um ladrão chamado Stingy Jack. Segundo a lenda este ladrão recebeu a visita do diabo, que anunciou que sua hora havia chegado ao final. No entanto, o engenhoso ladrão conseguiu enganar o diabo fazendo-o prometer que não recuperaria sua alma depois de sua morte.

Quando Stingy Jack morreu, Deus não quis que ele fosse para o céu por causa de suas mentiras e o diabo cumpriu sua promessa não lhe enviando para o inferno. Desta maneira, a única alternativa de Jack era perambular pelo mundo. Assim, para não perder-se durante a noite fabricou uma curiosa lanterna: um pedaço de carvão aceso dentro de um nabo vazio. Desta forma, Stingy Jack passou a ser conhecido entre os irlandeses como Jack o' lantern ou Jack Lanterna em português.

Em meados do século XIX, a Irlanda sofria uma tremenda crise econômica por consequência de uma má colheita de batata, o cultivo mais importante para o sustento da população

Esta circunstância fez com que grande parte da população emigrasse para os Estados Unidos. No novo território, os irlandeses continuaram com o costume de festejar o Halloween com os nabos ocos iluminados. No entanto, como os nabos eram difíceis de encontrar decidiram substituí-los por abóboras ocas de aparência humana grotesca.

Embora com o passar do tempo o Halloween se tornasse um evento do mundo globalizado, a denominação Jack-o'-lantern é empregada quase exclusivamente na Irlanda. Além do termo utilizado, a tradição de pendurar lanternas iluminadas na noite de Halloween é atualmente um fenômeno planetário.

As abóboras iluminadas com rosto humano e o fogo-fátuo

Aqueles que investigaram a origem remota das figuras de Jack-o'-lantern consideram que poderiam estar relacionadas a um estranho fenômeno da natureza, o fogo-fátuo. Este ocorre em áreas pantanosas e úmidas quando os restos em decomposição de alguns animais emitem chamas durante a noite devido ao efeito da combustão de alguns gases.

Acredita-se que a denominação fogo-fátuo no inglês antigo (will-o’-the-wisp) poderia ser a origem da história de Jack O' Lantern, o fantasma que vagava pelas noite com uma lanterna.

Imagem Fotolia: rafo

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: