No campo religioso a palavra piedade tem uma presença especial e importante, pois através dela se refere o fervor e a fé religiosa que os crentes e fiéis pertencentes a uma determinada religião se manifestam em relação às figuras, símbolos, considerados como elementos da religião que cultivam.
No Cristianismo, mais especificamente em seu livro sagrado, a Bíblia, encontramos com duas concepções diferentes do termo piedade; no Antigo Testamento, este termo está vinculado com a misericórdia, onde é comum encontrarmos com a frase: “tem piedade de mim oh Deus”, no entanto, no Novo Testamento, a palavra piedade significa ideias de temor a Deus, de obediência a seus mandamentos e à vida religiosa, e as pessoas que levavam uma vida religiosa comprometida eram chamadas de piedosas.
Por outro lado, na linguagem cotidiana empregamos a palavra piedade para denominar a compaixão que se pode sentir de alguém ou de um grupo. Peço, por favor, que tenha um pouco de piedade de mim, acabo de sofrer uma tremenda perda e você está gritando comigo. Laura pediu a policia que tenha piedade dela e que quando ela se recuperar do choque que sofreu no assalto promete depor.
E outro uso extremamente popular que apresenta a palavra piedade é para referir na pintura ou na escultura a representação da Virgem Maria enquanto segura o corpo de seu filho na cruz. Uma das representações mais emblemáticas desta cena é aquela realizada pelo artista plástico do Renascimento Miguel Ángel.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (fev., 2014). Conceito de Piedade. Em https://conceitos.com/piedade/. São Paulo, Brasil.