Conceito de Patológico

PatologicoO termo patológico é muito usado na medicina e se refere a algo que não é normal e que produz algum tipo de doença. Deriva da palavra patologia, que vem do grego e significa estudo das doenças.

Para referir a algo patológico, os médicos não mencionam a origem específica da doença, mas indicam que há um processo, uma condição, uma descoberta ou um sintoma que possa dar a origem da doença. Este termo não é empregado apenas para descobertas físicas, pode haver também emoções, condutas e atitudes patológicas.

Para poder estabelecer uma condição patológica é necessário conhecer o verdadeiro estado de saúde. Durante o estudo do paciente, deve ser feita uma revisão sistemática para identificar algo fora da normalidade. Essa anormalidade é conhecida como sinais e muitas vezes passam despercebidas pelo paciente ou sem nenhum tipo de manifestação ou sintoma, como são os casos das lesões nodulares, manchas, crescimento das vísceras do abdômen, sopros cardíacos, distúrbios sensoriais, entre outros.

Como complemento ao exame clínico dos estudos complementares, conhecidos como testes de laboratório, pode-se encontrar achados patológicos, ou seja, valores fora dos limites normais, que são encontrados nos estudos de laboratório ou em exames de imagens como radiografia, ultrassom, tomografia, ressonância magnética, como também podem ser evidenciados em estudos que avaliam a função de uma estrutura, como é o caso dos eletrocardiogramas.

Identificar a condição ou o estado patológico abre a porta para um processo de pesquisa que busca identificar a causa exata de um problema, conhecido como diagnóstico, que é o passo crítico necessário para poder estabelecer o tratamento adequado e a conduta a seguir.

Na medicina existe uma especialidade médica dedicada ao estudo das doenças ou patologias. É a Patologia ou Anatomia patológica que é realizada por médicos especialistas, mas que não são clínicos, pois não tratam diretamente dos pacientes; eles trabalham em laboratórios e se dedicam ao estudo e pesquisa dos tecidos de maneira macroscópica ou microscópica para encontrar doenças, seu objeto de estudo são as biopsias e as amostras dos tecidos por meio de exames de fezes e de sangue nos pacientes vivos e de autopsias nos falecidos.

A medicina forense, também chamada de medicina legal, é um ramo da Patologia que procura encontrar as causas da morte. Em certas ocasiões, é durante a autopsia que se consegue o real diagnóstico da doença ou da condição que acabou com a vida do paciente.

Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (set., 2014). Conceito de Patológico. Em https://conceitos.com/patologico/. São Paulo, Brasil.

  • Compartilhar
Copyright © 2010 - 2024. Editora Conceitos, pela Onmidia Comunicação LTDA, São Paulo, Brasil - Informação de Privacidade - Sobre