Outsourcing é um termo que pertence ao inglês e pode ser traduzido como terceirização. Trata-se de uma estratégia empresarial que nos últimos anos se estendeu devido ao fenômeno da globalização e da necessidade de otimizar os recursos das empresas.
O outsourcing é uma forma de contratar certos serviços por parte de uma empresa, de tal maneira que se recorre a uma empresa diferente para administrar algum aspecto ou serviço da entidade matriz. Assim, este sistema está baseado na transferência do procedimento de um negócio a um fornecedor.
O outsourcing permite o aperfeiçoamento das tarefas ao delegá-las a um terceiro especializado
A ideia desta ferramenta estratégica está baseada na atribuição organizacional de uma atividade que não faz parte das habilidades fundamentais de uma instituição, fazendo a transferência desta atividade a um terceiro especializado. Isso acontece porque em um contexto globalizado e de grande especialização, as empresas se centralizam em seus próprios recursos e delegam a outras para realizar ações específicas.
Com o outsourcing a empresa contratada passa a fazer parte do negócio. Em geral, a empresa delega a gerência e as operações a um prestador externo. Desta maneira, pretende-se conseguir uma redução dos custos assim como a otimização dos recursos e um serviço mais ágil.
A empresa terceirizada traz experiência respeitada a determina área. Neste sentido este prestador se torna parte da empresa, porém sem uma incorporação formal.
Esta modalidade estratégica de negócio obedece a uma necessidade empresarial: a competição. Como é muito difícil uma empresa fazer frente a todos os seus processos, considera-se que o outsourcing seja uma modalidade de grande utilidade.
O outsourcing consolidou-se a partir da década de 80 assim que as grandes empresas começaram a transferir seus sistemas de informação a outros fornecedores. Uma das maiores vantagens que incorpora este sistema de terceirização é a extrema importância e função da empresa contratante.
O outsourcing é diferente das relações tradicionais de contratação, pois neste caso o contratante é proprietário e controlador total do processo. Em outras palavras, ele diz ao fornecedor o que tem que fazer e como quer (por exemplo, a fabricação de um produto). Em compensação, no outsourcing o comprador transfere a propriedade ao fornecedor não instruindo a forma como realizar um processo ou desempenhar uma tarefa, mas permite colocar em prática uma estratégia através de uma orientação inicial e geral.
Foto: iStock – cacaroot
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (out., 2015). Conceito de Outsourcing. Em https://conceitos.com/outsourcing/. São Paulo, Brasil.