Historicamente a cultura japonesa é fechada em si mesma e de pouco contato ou quase nulo com o mundo ocidental. No entanto, esta tendência tem mudado nos últimos anos e os japoneses têm se integrado ao mundo globalizado.
Atualmente não é estranho escutarmos o uso de termos e referências culturais próprias da nação japonesa. A palavra otaku é um bom exemplo deste fenômeno.
No Japão, os fãs apaixonados pelo mundo dos mangás e dos animes são conhecidos como otakus. No contexto japonês, este termo é geralmente usado com um sentido pejorativo, pois este rótulo transmite que alguém leva seu hobby a um ponto exagerado e até doentio. Em nosso idioma este rótulo não é considerado tão depreciativo e assim chamamos as pessoas com essas características de friki.
O típico otaku japonês se destaca por algumas características e peculiaridades. É capaz de apaixonar-se por um de seus personagens fictícios mais favoritos. Costumam vestir-se com as roupas do universo anime ou mangá e usam esses personagens na tela de fundo do seu celular.
Com relativa frequência sua paixão lhe conduz ao isolamento social e quando isso acontece o otaku se torna um hikikomori.
Entre seus acessórios favoritos, destacam-se as perucas de cores chamativas. Muitos otakus de outros países usam palavras em japonês e em vez de dizer oi empregam a saudação equivalente “kaori chan”, assim como outras expressões do cotidiano japonês.
As meninas adotam uma postura mais meiga e exageram no comportamento infantil, sendo muito comum cantarem as canções típicas do mundo dos animes e mangás.
– Wabi sabi é um tipo de beleza baseado na ideia de imperfeição.
– Shinrin-yoky é um “banho florestal” e com este termo se refere à busca da tranquilidade e o silêncio na floresta.
– A atitude resistente e a capacidade de luta são conhecidas como gaman.
– Um Koi No Yokan seria um amor à segunda vista. Ame otoko são as pessoas pessimistas.
– Quem vive o momento com intensidade é um ukiyo.
– As pessoas confiáveis e sérias são majimes.
Além destas expressões, a estética japonesa está presente na moda gyaru, nos uniformes escolares tipo kogal ou no estilo decora.
Os otakus deixaram de ser um fenômeno exclusivamente japonês para tornar-se uma tribo urbana em todos os cantos do planeta.
Imagens Fotolia: OlegMit, Es0lex
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (dez., 2018). Conceito de Otaku. Em https://conceitos.com/otaku/. São Paulo, Brasil.