Mudança Social - Conceito, o que é, Significado

Denomina-se mudança social a um fenômeno onde uma determinada ordem da sociedade é substituída por outra no que se refere à economia, política, etc. Esta mudança é realizada por pessoas que possuem certo grau de compromisso e mobilização e que fazem parte de uma massa crítica seguida de grupos mais heterogêneos e com menor grau de participação. Este conceito enfatiza a segunda metade do século XIX e quase todo o século XX em função do uso por parte de correntes da esquerda. No entanto, a mudança social pode ser muito mais do que discreta em um primeiro momento e não estar ligada a uma corrente de pensamento específica, mas apenas manifestar uma variação no comportamento das pessoas como grupo, variação que deve ser suficientemente significativa como deixar uma marca na historia.

Podemos dizer que a sociedade tem apresentado mudanças desde os primórdios. Elas estão presentes a partir do surgimento do homem na face da Terra e puderam ser estudadas nas diversas correntes históricas. No entanto, com a perspectiva da distância temporal, pode-se distinguir que algumas delas têm sido muito importantes e que deixaram efeitos até hoje. Com isso se deduz que algumas mudanças manifestadas na sociedade tiveram um significado maior.

Uma das áreas específicas que devem ser levadas em conta para compreender as razões subjacentes destas mudanças é o plano econômico. De fato, a economia é responsável por muitas mudanças que ocorrem na sociedade. Assim, por exemplo, a transição de uma sociedade de caça para uma sociedade de agricultores foi uma mudança de grande importância de modo que lhe permitiu acumular excedentes, trocar e desenvolver grande fluxo de atividades que antes eram inexistentes. Desta forma, iniciou-se uma divisão de tarefas e especialização que elevou a produtividade.

Outra área de grande importância para referir a este tema se manifesta no plano político. Isso também tem evoluído ao longo do tempo, com a manifestação de diversas organizações que parecem tentar resolver as deficiências anteriores. Como consequência desta circunstância, se elabora um corpo de ideias que pretende explicar novos ideais e orientações que ampliam o conhecimento da humanidade.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: