Quando uma empresa levanta a questão de como satisfazer as necessidades dos seus clientes, estamos diante de um modelo de negócio. E se um empreendedor pretende colocar em prática um projeto empresarial deve esclarecer o que deseja fazer, ou seja, qual será seu modelo de negócio.
1) Quem será o cliente do meu negócio?
2) Que benefícios o produto ou serviço que vou vender trazem ao cliente?
3) Em que me diferencio dos meus concorrentes?
4) Como vou vender meus produtos?
5) Quais serviços os meus clientes receberão antes, durante e depois da compra?
6) De onde vou obter dinheiro para estabelecer o negócio?
7) Quais são os recursos que preciso para fazer funcionar o negócio?
As respostas específicas destas perguntas ou suas formas similares formam um modelo de negócio. Consequentemente, um modelo de negócio serve para analisar uma estratégia global e para antecipar eventuais contratempos.
Uma proposta de negócio viável é aquela que fornece uma resposta útil diante de necessidade do consumidor. Para que isso seja viável, é importante projetar um modelo de negócio que inclui uma série de elementos-chave:
1) diferenciar-se dos concorrentes e criar soluções alternativas às tradicionais;
2) criar estratégias de marketing para atrair os clientes;
3) definir com precisão o segmento de mercado que se pretende conquistar.
– As páginas de leilões pela internet dão lances por um produto e o comprador final é aquele que paga o maior valor pelo produto leiloado;
– Modelos de matrícula onde um usuário paga periodicamente uma taxa por um serviço (por exemplo, as companhias de seguro estão baseadas neste sistema).
– Plataformas que se unem a compradores e vendedores e são conhecidas como marketplace;
– O sistema de franquias, da qual se paga uma porcentagem dos benefícios ao proprietário de uma marca;
– As vendas pela internet conhecidas como flash self, através de um portal da internet propõem vendas em um curto período de tempo e com grandes ofertas;
– Os comparadores da internet permitem que os usuários possam saber os melhores preços sobre determinado setor (hotéis, seguros, viagens, etc.).
Imagem: Fotolia. jaaakworks
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (jan., 2017). Conceito de Modelo de Negócio. Em https://conceitos.com/modelo-negocio/. São Paulo, Brasil.