Conceito » Psicologia » Medo de Palco

Medo de Palco - Conceito, o que é, Significado

Existem diferentes tipos de medo. O medo de palco é aquele que uma pessoa experimenta quando se sente exposta ao que os outros vão dizer. Os atores e atrizes vivenciam este temor quando atuam em uma peça de teatro pela primeira vez e sofrem com o medo de errar.

Este tipo de medo relacionado a uma exposição em público também pode ser sofrido quando uma pessoa prepara uma palestra e fica com medo de dar um branco ou de receber críticas negativas por parte do público.

Uma fobia social

Este é outro dos motivos de ansiedade que acontece em uma pessoa quando se encontra diante de um exame oral. Este mesmo medo acontece em uma entrevista de emprego quando o candidato sabe da sua importância.

Diante da pressão do medo de palco, o indivíduo bloqueia seu potencial, ou seja, suas capacidades comunicativas são diminuídas. Entre os sintomas deste tipo de tensão está o esgotamento mental, isto é, a dificuldade de pensar com clareza e manter um nível de concentração alto.

Sentimento generalizado de nervosismo que pode causar náuseas e ansiedade. Um mal-estar estomacal é frequente como consequência desta angústia, por isso, é provável que a pessoa tenha a sensação de sentir um nó no estômago que lhe rouba o apetite.

O medo de palco faz com que esta prova de falar em público seja um desafio autêntico, na qual muitas vezes o candidato sente vontade de fugir. Às vezes, este tipo de pânico é resultado de uma experiência traumática.

Medidas para superar o medo de palco

Algumas ferramentas são muito úteis para superar este medo, por exemplo, diante de uma terapia do riso a pessoa relaxa e desestressa; através de um curso de oratória a pessoa adquire um bom domínio da linguagem e assim treina o hábito de falar público; participar de aulas de teatro é também uma boa prática para interpretar um papel.

Este medo está intimamente vinculado à fobia social. A pessoa pode até gaguejar como resultado desse nervosismo. O ideal é incentivar a prática de falar em público para normalizar este tipo de situação e vivenciar com mais naturalidade. É lógico que a maioria das pessoas que falam em público quando está diante de um teste qualquer sentem um nível de nervosismo, no entanto, o medo do palco é um bloqueio negativo, um freio que controla a pessoa e reduz seu talento.

A pessoa que tem este tipo de medo deposita grandes expectativas e teme não estar à altura das circunstâncias.

Imagem: Fotolia. benchart

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: