Conceito » Psicologia » Coitofobia

Coitofobia - Conceito, o que é, Significado

O ser humano pode sofrer com medos de qualquer tipo. Alguns são lógicos e naturais, por exemplo, têm uma causa lógica específica. Entretanto, outros temores são irracionais. Este é o caso, por exemplo, daqueles medos que excedem o senso comum e a vontade de quem sofre. No campo sexual, existem medos que podem alcançar alta intensidade gerando pânico, angústia e sofrimento. Este é o caso da coitofobia, que consiste num tipo de medo ao extremo e anormal em relação ao ato sexual.

A partir desta perspectiva, uma pessoa que sofre deste tipo de medo está propensa negativamente à ideia de fazer amor, até o ponto de preferir evitar, pois associa este momento com a ameaça de um perigo que lhe faz estar na defensiva. Deve ser salientado que, em muitos casos, este próprio medo irracional tem uma causa específica. Isso ocorre nos casos de quem teve uma experiência emocional traumática e que não pôde superar a dor.

Como superar o problema

Se uma pessoa tem um medo deste tipo é recomendado iniciar uma terapia especializada para identificar a origem do sofrimento e desenvolver recursos pessoais para administrar este conflito. Vale destacar que a abstinência escolhida não está associada a este medo.

O coitofobia pode fazer com que uma pessoa rejeite por completo qualquer gesto sexual. Inclusive pode chegar a paralisar-se diante deste medo. A pessoa sofre uma ansiedade doentia diante do sexo. Esta patologia cria um grande desgaste no humor da pessoa, especialmente quando se encontra em situações que a colocam no conflito de tomar decisões deste tipo.

Tipo de medo

Muitos são os medos que uma pessoa pode experimentar em relação ao sexo, por exemplo, o medo da dúvida pela primeira vez. No entanto, a condição dos medos associados à coitofobia é precisa. Por exemplo, há um medo gigante, uma espécie de fantasma recorrente na mente do afetado que aterroriza sua vida. Geralmente, a pessoa opta pela fuga como uma forma de evitar aquelas situações que lhe causam conflito.

Além disso, o sofrimento costuma ser o dobro, já que muitas pessoas ocultam esse temor por vergonha ou por medo do julgamento alheio.

Imagem: Fotolia. Spectral

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: