Maquetação - Conceito, o que é, Significado

A palavra maquetação é aplicada geralmente no contexto da informática, neste sentido, fala-se da maquetação de uma página web ou paginação. Por outro lado, a estrutura de um livro, de um jornal ou de uma revista também pode ser maquetada. O mesmo ocorre com algumas reproduções, especialmente dos aviões.

A maquetação de uma web

A principal ideia de maquetação de uma web consiste na distribuição dos elementos de uma página, ou seja, texto, imagens, links e gráficos distribuídos de forma ordenada. Aquele que realiza esta atividade de maneira profissional é um designer gráfico.

Maquetar uma web significa dar um formato a todos os elementos de uma página.

Entre os aspectos técnicos a serem considerados, os mais significativos são:

- O documento que se registra a maquetação deve utilizar um tipo de letra e um tamanho adequado, assim como a orientação de uma página, seja ela vertical ou horizontal.

- Para conseguir determinada estrutura se emprega uma retícula convencional, ou seja, um modelo que incorpora todos os elementos da página. O objetivo da retícula é facilitar a consulta da web em todos os sentidos, especialmente a leitura.

- Em qualquer processo de maquetação há uma maquete base, ou seja, uma página mestre ou uma primeira página que mostra todos os elementos de uma publicação.

- Na maquetação de uma web é conveniente evitar uma série de erros possíveis: palavras soltas em alguns parágrafos, palavras repartidas em uma linha, largura inadequada das colunas ou uma tipografia pouco atrativa.

A maquetação de um livro

Existem programas informáticos que permitem maquetar livros de forma simples sem recorrer a um designer gráfico profissional. Assim, os escritores que possuem recursos limitados podem escrever suas criações, como também desenhar e editar o seu próprio livro. Uma solução simples é a maquetação em Word.

Entretanto, existem programas específicos para maquetar, como o Adobe Indesign ou QuarkPress. Os programas de maquetação têm uma série de ferramentas (por exemplo, acomprovação preliminar de documentos) que garantem um designer de livro atrativo.

A maquetação entendida como reprodução

Certos objetos são reproduzíveis por escala, da mesma forma que acontece com as maquetes das casas, de uma cidade ou de uma aeronave. No mundo da aviação existe uma modalidade, que foca justamente a maquetação de aviões comerciais ou militares.

Imagem: Fotolia. GaudiLab

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: