Na rotina cotidiana, existem desencontros pessoais como mostram as próprias dificuldades da convivência: discussões de casais, diferenças de critério com os amigos, chateações de família, etc. Entretanto, vale ressaltar que a relação que uma pessoa estabelece com os demais, parte do vínculo que se tem consigo mesma e vai além da sua individualidade. Todo ser humano estabelece uma relação constante com sua própria identidade. O mundo interior de um ser humano é muito complexo, marcado por dualidade e lutas constantes. Isto é, uma pessoa pode sentir uma luta interior entre a razão e o coração.
Por exemplo, em termos intelectuais, uma pessoa pode sentir que não combina com outra, no entanto, o coração lhe diz o contrário porque está apaixonada. Da mesma maneira, na tomada de decisões, uma pessoa pode sentir uma luta interior entre diferentes alternativas por não saber identificar claramente qual é a melhor opção a seguir. Outra situação possível é experimentar uma luta interior como consequência da falta de perdão do próximo por causa de algum erro cometido no passado; essa situação trata-se de um modo de autocastigo que impede a paz interior.
Na verdade, a luta interior mostra uma oposição interna, um contraste de forças contrárias que roubam a tranquilidade, a serenidade e a paz interior. Por isso, em uma situação deste tipo é muito importante escutar esses sentimentos para poder colocar as ideias em ordem. Uma pessoa pode experimentar também uma luta interior quando existe um debate interno entre a ordem do dever e do querer. Do mesmo modo, também é possível experimentar essa luta interna em uma crise existencial.
Existem ambientes que são ideais para refletir com calma sobre si mesmo. Por exemplo, dar um passeio num parque e caminhar. Além disso, os cursos de crescimento pessoal e autoestima são especialmente efetivos para dar luz ao seu universo emocional. A luta interior reflete um conflito emocional não resolvido, um problema interno que fica obstruído, mas que deve ser esclarecido para poder ter paz e bem-estar.
Qual é a consequência de uma luta interior? A frustração, as frequentes mudanças de humor, o cansaço psicológico (é exaustivo carregar uma dúvida frequente) e a raiva. Mas também é um estímulo que serve para aprofundar seu próprio conhecimento.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (maio., 2015). Conceito de Luta Interior. Em https://conceitos.com/luta-interior/. São Paulo, Brasil.