Conceito » Ciência » Involução

Involução - Conceito, o que é, Significado

Tudo aquilo que apresenta uma deterioração gradual, um desgaste ou um retrocesso sofre uma involução. Trata-se de um termo que pode ser aplicado a diferentes realidades, sejam políticas, sociais, empresariais ou biológicas.

Um passo atrás em termos sociais

Embora o mecanismo da seleção natural e a teoria da evolução explicam a transformação das espécies, na esfera social não está tão claro se os seres humanos evoluíram ou não. Alguns analistas acreditam que certos fenômenos sociais são um claro sintoma de um processo de involução.

Neste sentido, dentro das sociedades economicamente avançadas ainda existem profundas desigualdades, situações violentas ou perda de direitos civis que revelam um declínio social e, portanto, certa involução.

No mundo dos negócios

Toda empresa tem como objetivo melhorar sua produção e aumentar seu lucro. Quando isso não ocorre logicamente produz uma involução. São diferentes causas que podem explicar este fenômeno: a má localização, os salários baixos, a não adaptação das empresas às mudanças tecnológicas ou a falta de competitividade.

A involução física dos indivíduos

Como espécie, tendemos a uma evolução em muitos sentidos. Na verdade, vivemos mais tempo do que no passado e as pessoas têm mais saúde do que em outras décadas. No entanto, do ponto de vista do indivíduo, com o passar dos anos houve uma evidente deficiência física, afetando a flexibilidade, a audição, a visão, a velocidade de movimentos e a força.

Do ponto de vista da medicina a ideia da involução pode ser aplicada na anatomia, na fisiologia e no metabolismo. De qualquer forma, todas estas formas de deterioração física estão relacionadas ao envelhecimento natural do organismo. No campo da psicologia, fala-se da involução intelectual para referir-se a fase da pós-maturidade, na qual o ser humano apresenta um declínio mental lento associado também à idade.

Evolução e involução são termos que nem sempre podem ser avaliados objetivamente

Em relação a certos aspectos, é possível estabelecer um critério para dizer se algo evolui ou involui Por exemplo, se uma empresa vende menos produtos que no ano anterior, há uma involução clara. No entanto, em outras áreas se trata de uma questão subjetiva. Assim, há pessoas que acreditam que o reconhecimento da homossexualidade e a liberdade sexual são sintomas da evolução da humanidade, enquanto que outros acreditam no oposto.

Imagem: Fotolia. nataliya_rodenko

Relacionados:

  1. Gradualismo
  2. Teoria de Darwin
  3. Gestão Social
  4. Estado Social
  5. Desigualdade
  6. Grupo Social
  7. Estudos Sociais
  8. Organização Social
  9. Teoria do Caos
  10. Carta Democrática