Conceito de Humanidades

Lilén Gomez | Março 2023
Professora de Filosofia

Entendemos por Humanidades, pelo latim humanitas, que se refere tanto à ‘humanidade’ quanto à ‘natureza humana’, ao conjunto de disciplinas, geralmente caracterizadas como não científicas, dedicadas à ordem do humano e de suas produções intelectuais. A filosofia, as artes, a língua e a literatura são consideradas exemplos de Humanidades.

O conhecimento sobre o homem

As Humanidades têm sido definidas como um tipo específico de conhecimento sobre o humano, cuja origem remonta a meados do século XIII na Europa, e que toma o homem como objeto de estudo em termos de suas características distintivas em relação a todos os animais. No entanto, existem outros saberes sobre o humano que, embora muitas vezes sejam nomeados como sinônimos das Humanidades, possuem características próprias e referem-se a diferentes momentos históricos. É o caso das Ciências Humanas, que se desenvolvem a partir do século XVIII, e que tomam o ser humano como objeto de análise fragmentada, segundo suas múltiplas dimensões: social, cultural, psicológica, religiosa, entre outras. Da mesma forma, a Ciência do Homem surgiu como campo de pesquisa autônomo apenas no século XIX, cujo objeto de estudo é o homem, considerado como sujeito produtor do conhecimento em questão. Nesse sentido, o homem pensa a si mesmo como condição e efeito do conhecimento que produz.

As Humanidades, como área de estudo, caracterizam-se por um trabalho intelectual e discursivo, voltado para a leitura, a crítica e o comentário de um corpus textual específico (seja baseado em seu autor, um tema, um campo problemático, etc.). Tradicionalmente, estas não são consideradas como parte das ciências especiais (como as Ciências Antropológicas, a Sociologia ou a História). Deve-se notar, nesse sentido, que as chamadas Humanidades apresentam características metodológicas muito distintas em relação às Ciências Sociais. No entanto, existem campos específicos dentro das Humanidades em geral destinados à reflexão sobre a produção do conhecimento e a práxis científica, como é o caso, por exemplo, da Epistemologia ou da Filosofia das Ciências.

A crise das Humanidades e a emergência dos novos pós-humanismos

Após as críticas ao Humanismo desenvolvidas ao longo do século XX por autores como o filósofo marxista francês Louis Althusser (1918 – 1990), ou pelos principais filósofos do pós-estruturalismo francês, Michel Foucault (1926 – 1984) e Jacques Derrida (1930 – 2004 ), o debate acadêmico contemporâneo recuperou positivamente esta herança anti-humanista, dando lugar à ideia de uma nova Pós-Humanidades, que, como o próprio nome indica, sucederia às anteriores a partir de uma redefinição da noção do ser humano e das suas relações com tudo aquilo que o cerca, sob diferentes pontos de vista: pós-humanismo, transumanismo, meta-humanidades, novas materialidades, etc.

A corrente transumanista propõe uma reflexão sobre o humano em relação à ciência e à tecnologia, particularmente, problematizando a ideia da melhora humana, a partir da qual se evidenciam preocupações sobre os limites que separam o ser humano das máquinas. Nesse sentido, o transumanismo não constituiria uma crítica ao humanismo, mas um aprofundamento do excepcionalismo humano, segundo o qual se considera uma hierarquia superior do homem em relação a outras formas de existência.

Pelo contrário, o pós-humanismo é direcionado para um desmantelamento do referido excepcionalismo, em busca de uma multiplicação de alianças entre humanos e não-humanos (sejam máquinas ou organismos biológicos). A superação da excepcionalidade humana em sentido pós-humanista, portanto, nada tem a ver com um aperfeiçoamento da espécie, mas com um questionamento dos pressupostos antropocêntricos em virtude dos quais se sustentou historicamente a primazia do humano sobre os demais reinos, tanto o animal, como o vegetal e o mineral. Consequentemente, o interesse desta corrente está voltado para a conceituação de formas híbridas de existência, nas quais se verifica uma cooperação e não uma hierarquia entre os diferentes seres.

Artigo de: Lilén Gomez. Professora de Filosofia, com desempenho em ensino e pesquisa em áreas da Filosofia Contemporânea.

Referencia autoral (APA): Gomez, L.. (Março 2023). Conceito de Humanidades. Editora Conceitos. Em https://conceitos.com/humanidades/. São Paulo, Brasil.

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