Conceito » Sociedade » Hipster

Hipster - Conceito, o que é, Significado

A palavra hipster é um termo originário da década de quarenta do século passado, mas que só a partir dos anos 90 passou a ter maior notoriedade, assim que começou a ser empregado para descrever os jovens e adolescentes pertencentes à classe média e alta, oriundos da cidade e que manifestam interesses diferenciados dos predominantes em relação à moda e à cultura, como no caso da música alternativa ou do cinema independente, em palavras mais simples, são jovens que preferem o alternativo ou a antimoda.

Trata-se de um vocábulo pertencente à língua inglesa que entre suas referências se refere justamente a uma pessoa sofisticada ou da moda. Neste sentido, a palavra se espalhou em nossa língua e as pessoas a usam se referem às pessoas modernas, da moda ou que são vanguardistas em algum aspecto.

Durante o século passado e com maior força neste, proliferaram grupos de pessoas que compartilham uma forma de ver a vida, a estética e os gostos e que se uniram apenas por causa dessas questões compartilhadas. Os hipsters são uma combinação de várias tendências e outras tribos, como os hippies, os grunges, os indies, entre outros.

Estão associados na maioria das vezes com a cultura alternativa, com tudo que tem um rótulo de diferente, de distinto, de não massivo, enfim, é o que atrai este tipo de jovem

Quanto à faixa etária, não ultrapassa os 35 anos, sua aparência é de magreza, são atraentes, de raça branca e residem nas cidades.

A estética é fundamental e varia entre os gêneros. Os homens, por exemplo, costumam vestir calças ajustadas, mochilas ou bolsas cruzadas, usam barba e o cabelo mais comprido que o habitual.

No caso das mulheres, elas gostam de parecer bastante naturais, usam pouca maquiagem ou quase nada, em seu look prevalece o andrógino, ou seja, aquilo que não permite rotulá-la.

Amam o vintage, tanto em termos de vestuário como ao que está relacionado ao mobiliário.

Aqueles que compartilham ambos os sexos usam acessórios como óculos, tatuagens e piercings.

Suas roupas são compradas em feiras de liquidação ou de roupa usada, situação que os fazem mesclar estilos e épocas se levarmos em conta que neste tipo de negócio é possível encontrar roupas de diferentes anos.

Costumam ter gatos como animais de estimação e andam pela cidade de bicicletas obviamente para cuidar do planeta - um dos seus slogans fundamentais de suas vidas - na maioria das vezes querem ter e tem tudo o que a maioria não gosta

Destacam-se também por comer alimentos orgânicos, o que inclui os produtos agrícolas ou agroindustriais produzidos sob um procedimento denominado orgânico, uma vez que a obtenção dos mesmos exclui todo tipo de aditivos químicos ou substâncias de origem sintética, o que também serve para proteger o meio ambiente. Logicamente porque o hipster é um defensor vigoroso do planeta verde.

Outros gostos geralmente incluem: beber a cerveja local, ouvir a rádio pública e qualquer outra opção de consumo não habitual ou massiva.

Imagem: Fotolia. Maksim Kostenko

Relacionados:

  1. Hippie
  2. Memória Coletiva
  3. Kawaii
  4. Influencer
  5. Rapsódia
  6. Steampunk (como Gênero Literário)
  7. Macrolíngua
  8. Cowboy
  9. Cinema
  10. Ladino