Proveniente do conceito alemão de Blitzkrieg, que possui o mesmo significado em português, a ideia de Guerra Relâmpago surgiu na época da Segunda Guerra Mundial pelos militares alemães que buscavam com essa nova e efetiva estratégia militar obter resultados mais profundos e velozes em seu avanço na conquista de grande parte da Europa.
A noção de Guerra Relâmpago surgiu na década de 1940 graças ao interesse que Adolf Hitler tinha para fazer de seu avanço e conquista sobre a Europa algo efetivo e imediato. Assim, junto aos líderes militares do Terceiro Reich, Hitler idealizou uma estratégia militar que se caracterizaria pela realização de diversas colunas militares de maneira simultânea com o objetivo de gerar danos irreversíveis e profundos não só nos territórios inimigos, mas também em todos aqueles que desejassem dominar. Desta forma, a Guerra Relâmpago significava a mobilização da infantaria, naves, aviões militares, tanques e outros veículos de maneira simultânea. Esta mobilização tomaria forma de pontas de lança que avançariam sobre os diferentes territórios sem deixar nada a seu passo.
Outro elemento característico da Guerra Relâmpago, e é por causa disso seu nome, é a ideia de que todas essas colunas militares deviam ser mobilizadas de maneira rápida, atuando com decisão e eficiência para não dar tempo ao inimigo responder. Esta tática militar foi utilizada para avançar e dominar a Polônia, talvez uma das conquistas mais importantes de Hitler.
É importante ressaltar que, para favorecer o efeito desta estratégia militar, a Alemanha contava com um importante desenvolvimento armamentista, o qual lhe permitia destacar-se como potência militar, ainda superior a potências tradicionalmente militares como a Inglaterra e França. A indústria armamentista alemã desenvolveu-se fortemente desde o século XIX e, portanto, seu desenvolvimento e realização de estratégia militar colocou em jogo todo o poder de armamento alemão que era o que faltava para favorecer o avanço desta potência europeia.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (fev., 2014). Conceito de Guerra Relâmpago. Em https://conceitos.com/guerra-relampago/. São Paulo, Brasil.