Gerência - Conceito, o que é, Significado

Gerência significa a direção ou coordenação de uma empresa, de um departamento, instituição, etc. Pode ser igual ao termo direção na medida em que orienta os esforços e recursos em uma determinada direção com a tentativa de maximizar os benefícios obtidos ou utilidades.

Atualmente o gerente de uma empresa é geralmente um empregado a mais que dispõe de um salário no final do mês; de fato, em uma empresa de capitais, os proprietários são representados por acionistas que têm os direitos políticos e econômicos sobre a firma.

O gerente costuma tomar decisões de impacto em um grupo de pessoas e é de extrema importância que mantenha uma boa comunicação com seus colaboradores a fim de atingir seus objetivos. Conquistar essa boa comunicação é uma das tarefas mais importantes da gerência e, é por isso que muitas vezes há reuniões individuais com cada integrante do grupo, como também com o grupo todo.

A gerência também trata de administrar o capital financeiro, sendo que é imprescindível uma boa leitura das necessidades do setor ou da empresa, a fim de evitar desperdício ou desvio de recursos econômicos. A gerência costuma dispor de um orçamento a ser discutido no que se trata da atribuição de recursos e o utiliza para pagamento de salários do pessoal, para a aquisição de materiais de trabalho, etc.

Outra importante função da gerência é o planejamento do futuro, seja a curto, médio ou longo prazo. Isto significa identificar que ações devem ser tomadas em determinados prazos e devidas circunstâncias. Na verdade, um planejamento inteligente pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso da realização de inúmeros objetivos, pelo que esta tarefa se torna fundamental. Também é importante a elaboração de planos de contingência quando os planos traçados não podem ser concretizados por causa das circunstâncias externas de força maior.

Hoje em dia o papel que exerce uma gerência é fundamental para o bom funcionamento de uma empresa. No entanto, muitas suposições que antes aconteciam nesta área estão mudando para melhor. No passado, as relações eram mais verticais entre o gerente e seus colaboradores, enquanto que na atualidade se espera a participação de todo grupo para acrescentar valor à equipe.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: