Um sistema de georreferenciamento é aquele que tem como objetivo a representação de qualquer tipo de informação que possa estar associado ao espaço geográfico. Esta disciplina está focada principalmente na sinalização de dados em um mapa.
Em outras palavras, é uma técnica cuja finalidade é atribuir certas coordenadas geográficas a pontos do espaço geográfico. Trata-se de uma área multidisciplinar, pois inclui conhecimentos de cartografia, topografia e sistemas de informação geográfica.
Muitas empresas recorrem ao georreferenciamento para desenvolver uma estratégia de promoção. Os pontos sinalizados em um mapa podem estar relacionados com todo tipo de informação: endereços de clientes, localização da concorrência ou o tempo que os clientes se deslocam até os pontos de venda. Depois de atribuídas as coordenadas em um mapa, é possível visualizar uma informação mais ampla. Com toda esta informação, são facilitados os estudos de mercado.
A combinação com o campo publicitário cria uma nova ideia, o geomarketing. Esta disciplina é de grande utilidade para saber onde estão os clientes potenciais. Para atingir este objetivo, devem-se analisar milhares de dados matematicamente.
O georreferenciamento está baseado em um princípio geral: localizar um espaço geográfico através de um dispositivo. O primeiro modelo que apareceu foi o Google Hearth em 2005 (com esta tecnologia é possível localizar fotos em lugares específicos). Em seguida surgiu o Google Maps com uma série de vantagens, pois este aplicativo poderia estar vinculado a um site, ao Facebook ou outras redes sociais.
Quando o mapa da Terra foi capturado pelo Google Maps, novas opções foram incorporadas. Uma delas é uma rede social Foursquare. Este aplicativo é muito popular entre os jovens, pois permite compartilhar a localização de uma pessoa com todos seus amigos e conhecidos.
O SIG é uma forma de registrar qualquer tipo de informação em um espaço geográfico. Um SIG tem inúmeros aplicativos. Com esta tecnologia, é possível saber qual a melhor localização para estabelecer um negócio, para construir uma estrada, para saber onde está a maior área de radiação solar ou encontrar o colégio mais próximo de casa.
Os SIG permitem armazenar, gerenciar e manipular informação. Para isso, coleta-se uma série de dados com referência espacial através de um software. A origem histórica dos SIG se remonta ao século XIX, quando o doutor John Snow realizou um mapa indicando os casos de cólera da cidade de Londres (graças a este procedimento foi possível identificar o foco originário de uma epidemia de cólera).
Imagem: Fotolia. cookart
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (abr., 2018). Conceito de Georreferenciamento. Em https://conceitos.com/georreferenciamento/. São Paulo, Brasil.