A geografia econômica é um ramo dentro da geografia humana que trata de estudar os diferentes tipos de atividades econômicas que empreendem os homens e a relação que mantêm com a exploração dos recursos naturais, ou seja, a geografia econômica se orienta em descobrir como vivem as pessoas, as relações que estabelecem com a distribuição espacial dos recursos, a produção e o consumo, tanto dos bens como dos serviços.
Mais precisamente, a geografia econômica trata de estudar a relação entre os fatores físicos e biológicos produtores dos recursos naturais e também as condições econômicas e técnicas que determinam sua produção e transporte.
Enquanto isso, os geógrafos econômicos e outros especialistas em assuntos de ingerência econômica afirmam que para poder compreender as relações entre as atividades econômicas e o espaço é imprescindível primeiro entender, a partir de uma análise, os diferentes setores econômicos, porque a variada oferta de produtos e serviços com a que nos encontramos estabelece uma diversidade em relação à maneira de produzir os mesmos.
Assim encontramos os setores: primário (inclui as atividades que estabelecem a extração de bens e recursos naturais: a agricultura, a exploração florestal, a pesca, a mineração, a produção de energia. Estão vinculadas ao setor rural), secundário (trata das atividades que estabelecem a transformação dos bens e dos recursos que foram oportunamente extraídos de seu habitat natural; são as tarefas que na maioria das vezes têm lugar no âmbito urbano, porque são aproveitadas tanto a mão de obra próxima como o consumidor potencial), terciário (envolve atividades cujos produtos não são bens tangíveis, portanto, são intangíveis, embora sejam plausíveis de sofrer uma transação econômica: atividades bancárias, turismo, comércio, transporte. São desenvolvidos também em espaço urbano) e quaternário (afeta os serviços altamente intelectuais tais como a investigação, a inovação e o desenvolvimento: alta tecnologia, telecomunicações, educação, consultoria, entre outras).
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (abr., 2014). Conceito de Geografia Econômica. Em https://conceitos.com/geografia-economica/. São Paulo, Brasil.