Enquanto a fotografia rústica resulta no procedimento e arte que consiste em gravar e reproduzir através de reações químicas e em superfícies especialmente preparadas para isso, as imagens obtidas a partir do fundo de uma câmara obscura são fotografias aéreas que apresentam o mesmo mecanismo para capturar, por exemplo, a fotografia de uma pessoa sentada em uma cafeteria junto com outra, mas o que muda neste caso, é que as câmeras fotográficas estão a bordo de diferentes meios aéreos para assim obter as imagens.
Por outro lado, a fotografia aérea estabelece e exige uma análise consciente e abrangente da superfície terrestre, na qual é realizada através de câmeras fotográficas localizadas a bordo de naves específicas.
São várias áreas que utilizam as fotografas aéreas para obter informações e conhecer o terreno que operam. A arqueologia, a geologia e também a agricultura costumam usar este tipo de fotografia para obter informações sobre a natureza dos terrenos que serão trabalhados, por exemplo, a natureza que apresenta os cultivos.
Por outro lado, a arqueologia é uma fonte de conhecimento indispensável que permite a exploração do solo, ou seja, é utilizada como um método para descobrir estruturas no subsolo sem a necessidade de escavá-lo.
Também, acompanhadas por um estereoscópio, facilitam a descoberta de falhas geológicas, zonas de evacuação, zonas altamente erosivas, saturadas e baixas. Através do tipo de drenagem natural que apresenta o terreno e com estas informações, podemos saber o tipo de solo, de vegetação e outras informações.
Entretanto, a área militar é outra que utiliza muito esta ferramenta das fotografias aéreas, pois elas costumam ser ideais na hora de estudar o inimigo e obter informações sobre os objetivos estratégicos.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (jul., 2014). Conceito de Fotografias aéreas. Em https://conceitos.com/fotografias-aereas/. São Paulo, Brasil.