A folha de cálculo é um programa ou aplicativo informático que permite a manipulação de números dispostos em tabelas para a operação de cálculos complexos de contabilidade, finanças e negócios.
A folha de cálculo é um aplicativo dos pacotes de informática tradicionais que está programado para a operação de dados numéricos e alfanuméricos com o propósito de obter os resultados ideais. As possibilidades deste tipo de aplicativo são imensas, pois permitem operar cálculos complexos, fórmulas, funções e elaborar gráficos de todo tipo.
A origem das folhas de cálculo se refere talvez aos anos 60, quando artigos de revistas especializadas começaram a fazer referência ao conceito de “planilha eletrônica”. A primeira planilha foi criada por Dan Bricklin e chamada de VisiCalc.
Atualmente e em sua forma mais tradicional, as folhas de cálculo são empregadas para formar os bancos de dados numéricos, operações de cálculos em células, informativos e representações gráficas de barras, colunas e outras. Estas funções não só são úteis para a administração e decisão executiva, como também são fundamentais na hora de apresentar resultados e conclusões de trabalho e de negócios ao público e aos clientes.
Por sua versatilidade e facilidade de uso através de um software, este tipo de programa permite economizar muito tempo (com a elaboração e resolução de cálculos extensos e complicados) e dinheiro (com investimento em contadores, especialistas de cálculos e economistas).
Hoje existem muitos programas que oferecem esta variedade de serviços. O mais comum e popular no mundo é o Microsoft Office, de nome Excel, que é usado em pequenas e grandes empresas e até mesmo para mostrar as finanças familiares. Ele também pode ser usado pela Calc da OpenOffice.org; pela Gnumeric da Gnome Office; Numbers da Apple e várias outras de acordo com o sistema operacional usado.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (set., 2014). Conceito de Folha de Cálculo. Em https://conceitos.com/folha-de-calculo/. São Paulo, Brasil.