Conceito » Ciência » Flúor e Flúor Dental

Flúor e Flúor Dental - Conceito, o que é, Significado

O flúor é um halogênio e neste sentido se trata de um gás corrosivo. Na natureza, encontra-se quase sempre em combinação com outras substâncias, por exemplo, na água natural. Também é encontrado em peixes e alguns vegetais. Por outro lado, em muitas cidades, esta substância é adicionada à água potável para prevenir a deterioração dental.

Um elemento da tabela periódica

No final do século XIX, o químico francês Henri Moissan descobriu um novo elemento da natureza, o flúor (seu número atômico é o nove e seu símbolo a letra F). Até então, conheciam-se outros compostos de flúor combinados com outros elementos (por exemplo, o cálcio e o flúor produzem fluorita), mas foi por volta de 1886 que este elemento conseguiu ser isolado em seu estado puro. Graças à invenção da pilha elétrica foi possível obter flúor através da eletrólise.

O flúor é o elemento mais eletronegativo da natureza e também o mais ativo. Por este motivo, combina com todos os tipos de compostos químicos e devido a isso esta substância possui múltiplas aplicações: para o tratamento de superfícies no setor industrial, para energia nuclear ou como semicondutor. Entretanto, seu uso mais comum está relacionado à proteção dentária.

Para o cuidado dos dentes

A maioria das pastas de dentes contém flúor, uma vez que já foi provado cientificamente que esta substância é muito eficaz para a saúde dentária e para prevenir doenças como a cárie, especialmente na população infantil.

Trata-se de uma substância com inúmeros benefícios para a saúde bucal de toda a população, uma vez que se prende à superfície do esmalte dos dentes e os fazem endurecer. Por outro lado, ajuda a reparar as cáries precoces antes de serem visíveis. No entanto, em doses excessivas pode produzir fluorose, ou seja, são manchas permanentes nos dentes. Nesse sentido, os dentistas recomendam que as crianças menores de 8 anos não abusem desta substância antes do aparecimento dos dentes de leite e dos permanentes.

Também é recomendado para idosos, pois ajuda a solucionar problemas de sensibilidade radicular. Em certas ocasiões, o uso de enxaguatórios ou géis fluorados é indicado para eliminar os germes que produzem patologias nas gengivas.

Em resumo, a pasta de dentes com flúor é recomendada para toda a população. Além desta substância, a saúde bucal deve basear-se nos hábitos de limpeza e escovação dental.

Imagem: Fotolia. HQuality

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: