Conceito » Aprender » Expressão Oral

Expressão Oral - Conceito, o que é, Significado

Expressao-OralO termo expressão oral se refere a toda comunicação realizada por meio da palavra. No homem, a expressão oral faz parte do uso de uma faculdade inata que o capacita para articular os sons de modo sistemático e comunicar-se. A expressão oral é uma das primeiras formas complexas de expressão do homem, seja desde a história da humanidade como desde a própria história de cada pessoa. De fato, a oralidade é uma maneira de expressar-se anterior à palavra escrita e é sobre ela que a escritura se desenvolve posteriormente.

O surgimento do homem na face da terra significou a capacidade de uma espécie em comunicar-se através do uso de sons em um nível de complexidade que nenhuma outra espécie pode realizar. Na verdade, o homem tem mostrado em inúmeras situações as possibilidades que esta característica acarreta, de modo que permite transmitir ideias complexas e abstratas. Esta capacidade deve ser considerada inata, uma vez que apresenta semelhanças em todas as sociedades estudadas na história. Isto significa que apesar das diferenças das línguas, existem alguns aspectos que permanecem inalterados e são uma essência geneticamente determinada. Assim, a expressão oral, ou seja, a capacidade de articular sons de modo complexo é uma qualidade determinada geneticamente.

Através desta essência e da capacidade inata de comunicação que se desenvolveram os idiomas e sua variedade de características. Os idiomas apresentam algumas regras que foram formadas socialmente e que mudaram ao longo do tempo, embora sempre de modo sistemático, isto é, há consequências na formação de um idioma em particular. Assim, é possível considerar dois tipos de elementos e regras na formação de uma linguagem: os geneticamente determinados, isto é, os presentes em toda pessoa pelo fato de pertencer à espécie humana; e os formados pela interação social, que podem mudar ao longo do tempo.

A expressão oral é uma capacidade inata do homem que em boa parte é responsável pela distância que separa o homem do resto dos animais. De fato, está relacionada com a capacidade de raciocinar e articular sentido para explicar como funciona a comunicação do mundo que nos rodeia.

Relacionados:

  1. Expressão
  2. Comunicação
  3. Liberdade de Expressão
  4. Cacofonia
  5. Transmitir
  6. Linguagem
  7. Storytelling
  8. Queixa
  9. Linguística
  10. Libertinagem