Coerência - Conceito, o que é, Significado

CoerenciaAs pessoas podem mostrar que são corentes em suas atitudes ou em tudo ao contrário. A pessoa é coerente quando age de acordo com seus princípios e valores. Quando ela diz uma coisa, mas faz o contrário, mostra uma contradição entre atitudes e palavras que geram uma sensação de pouca coerência ética diante do interlocutor. O que acontece quando uma pessoa é incoerente é que ela decepciona o outro por criar falsas expectativas. Existem certas atitudes que mostram que uma pessoa pode ser pouco coerente, por exemplo, prometer uma coisa e não cumprir, ou então, dizer algo que não sente em realidade pelo simples fato de mostrar-se bem diante do interlocutor.

As pessoas coerentes são firmes em seus princípios e valores. Princípios que atuam como normas do bom caminho porque a ética pessoal ajuda a diferenciar entre o bem e o mal. Uma pessoa coerente transmite sinceridade, o que ajuda a estabelecer relações pessoais sólidas porque a amizade verdadeira exige compromisso e seriedade na palavra.

As pessoas coerentes apresentam paz interior porque são honestas consigo mesmas, ou seja, são fiéis a seus pensamentos. Estas pessoas precisam lidar com contradições internas, ideias irracionais e a preguiça do seu dia a dia, ou melhor, são tão humanas como qualquer mortal. Entretanto, desenvolve um sentido interior de honestidade profunda, um sentimento que brilha com força.

Existe outra atitude incoerente na comunicação interpessoal: a mentira. Esta é uma atitude que demonstra a falta de respeito com o próximo e consigo mesmo.

Nenhuma pessoa pode transmitir coerência ao outro se não tem coerência consigo mesma. Isto é, na medida em que você se conhece melhor, sabe quem é e o que quer, transmite mais autenticidade ao outro porque se sente livre em mostrar-se como realmente é. Este é o maior tipo de coerência que há e que surge da verdade interior e da autoestima.

A coerência entre pensamento, sentimento e ação mostra um grau de maturidade profundo em uma pessoa. A maturidade é fruto do autoconhecimento, do valor da experiência e do crescimento interior que surge com o passar dos anos.

Do ponto de vista da comunicação, a coerência também é necessária em um discurso ou em uma explicação de forma que exista uma lógica no discurso que deve estar bem resolvido e elaborado.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: