Conceito » Ciência » Estratosfera

Estratosfera - Conceito, o que é, Significado

O espaço ao nosso redor pode ser dividido em camadas para que haja uma melhor organização e compreensão. Neste sentido, a atmosfera terrestre está dividida em quatro camadas: troposfera, estratosfera, mesosfera e termosfera. A temperatura nas diferentes camadas é o fator determinante para estabelecer esta distinção.

A camada de ozônio se encontra na estratosfera

A troposfera atinge até os 20 quilômetros de altura e nela há uma diminuição de temperatura quanto maior seja a altura; esta queda ocorre como consequência do afastamento da fonte de calor, a Terra. O conjunto de atividades humanas está relacionado com a troposfera.

A estratosfera começa a partir dos 20 quilômetros de altura. Nela há um aumento gradual da temperatura devido à absorção dos raios ultravioletas do Sol. Nesta camada se encontra a camada de ozônio (as moléculas de ozônio absorvem parte das radiações solares e isso aumenta a temperatura). Deve-se destacar que a camada de ozônio tem a função de proteger a atmosfera. Em outras palavras, permite preservar as condições de vida sobre a Terra ao atuar como escudo protetor que evita as radiações ultravioletas.

A destruição da camada de ozônio

Alguns produtos empregados pelas pessoas (os conhecidos halocarbonos) causam a destruição do ozônio na estratosfera. Isso provoca um desgaste progressivo da camada de ozônio, desprotegendo a Terra dos efeitos nocivos do Sol.

A liberação de halocarbonos na estratosfera está intensificando a destruição da camada de ozônio. Entre os elementos químicos utilizados pelos humanos que ameaçam a estabilidade da atmosfera estão os clorofluorocarbonos, também conhecidos como CFC. Os CFC permanecem ativos na estratosfera durante muitos anos antes de decompor e destruir a camada de ozônio. Em sua maioria os CFC provêm dos sistemas de ar condicionado, congeladores, aerossóis e espumas sintéticas.

A destruição da camada de ozônio faz com que os raios solares atinjam a superfície da Terra causando danos irreparáveis ao meio ambiente e à saúde dos seres humanos

Devido a isso, é aconselhável não expor-se aos raios solares por um longo tempo, caso contrário, pode-se contrair algumas doenças, como câncer de pele, catarata ou problemas imunológicos.

Logicamente, as plantas e os animais também sofrem consequências negativas devido ao enfraquecimento da camada de ozônio (o efeito dos raios ultravioletas pode alterar a composição química das plantas, podendo afetar a cadeia alimentar).

Imagem: Fotolia. Naeblys

Relacionados:

  1. Troposfera
  2. Atmosfera
  3. Ionosfera
  4. Partes do Sol
  5. Climas Frios
  6. Estratificação
  7. Aquecimento
  8. Ar
  9. Ciclogênese
  10. Escalas de Temperatura