Conceito » Economia » Establishment

Conceito de Establishment

O conceito de classe dirigente ou classe dominante foi substituído por outro: o termo em inglês establishment. Esta palavra se refere a qualquer pessoa, grupo social ou instituição que tem uma influência significativa sobre o conjunto da sociedade.

Quem faz parte deste grupo seleto?

Um dirigente político, um meio de comunicação relevante ou um especialista financeiro têm algo em comum: todos eles têm um peso específico na sociedade. Suas opiniões são levadas em conta e tudo o que os rodeia se torna notícia de interesse geral.

Do ponto de vista do mundo globalizado, uma pequena lista de establishment poderia ser a seguinte: os lobbies, as grandes corporações, os representantes da banca, algumas instituições de prestígio, etc. Fazer parte do establisment tem relação com o poder econômico, social e a mídia. Se um político faz parte de um parlamento nacional, mas está integrado a uma minoria, não se pode dizer que é um membro do establishment.

Para ter esta consideração é necessário que se cumpram alguns requisitos gerais:

1) que sejam defendidas posições convencionais, por exemplo, o bipartidarismo no campo político;

2) que o indivíduo ou o coletivo em questão tenha o rótulo de vencedor, pois nenhum perdedor ou grupo marginal tem esta consideração.

3) que as ideias defendidas estejam dirigidas a preservar a ordem econômica e social estabelecida (seria impossível um grupo anarquista fazer parte do establishment).

Paradoxos do establishment

Com a palavra establishment ocorre um paradoxo. Por um lado, aquele que faz parte do mesmo tem poder, riqueza ou influência, mas ao mesmo tempo emprega o termo num sentido pejorativo, pois se considera que o establishment vem a ser um clube de privilegiados que a única intenção é manter a sua posição dominante.

Quando uma pessoa está integrada ao establishment de sua profissão se torna uma figura consagrada e, consequentemente, é reconhecida por uns, mas invejado por outros. Neste sentido, pode haver outro paradoxo: alguém que enfrenta o establishment se torna um personagem bem valorizado e sua posição contrária ao poder estabelecido faz dele um membro destacado do antiestablishment, que no fundo é outro tipo de establishment.

O caso da Frente Sandinista

Os ideais e os valores não são estáticos, mas estão sujeitos a transformações constantes. Em certas ocasiões ocorre uma viagem curiosa desde a marginalidade até o reconhecimento social e o prestígio do clube do establishment.

O caso dos sandinistas na Nicarágua é um exemplo desta curiosa transformação, uma vez que nos anos 70 os sandinistas eram revolucionários que defendiam a luta armada e com o tempo se tornaram o grupo dirigente da nação.

Imagem: Fotolia. topvectorel

Relacionados:

  1. Classe Social
  2. Oligarquia
  3. Oclocracia
  4. Comunicação Social
  5. Plebe (Plebeu)
  6. Furo Jornalístico
  7. Jornalismo
  8. Burguesia
  9. Excludente
  10. Casta