A epistemologia é a ciência que estuda o conhecimento humano e o modo em que o indivíduo age para desenvolver suas estruturas de pensamento. O trabalho da epistemologia é amplo e relacionado também com as justificativas que o ser humano encontra em suas crenças e tipos de conhecimento, estudando não só suas metodologias, mas também suas causas, seus objetivos e seus elementos intrínsecos. A epistemologia é considerada um dos ramos da filosofia.
O termo epistemologia vem do grego, significando “episteme” conhecimento e “logos” ciência ou estudo. Desta forma, seu nome etimológico estabelece que a ciência epistemológica se concentre na analise do conhecimento, especialmente no que se refere ao conhecimento científico, aquele que conta com um objeto de estudo definido, com métodos e recursos mensuráveis, com estruturas de análises e geração de hipóteses.
O interesse do ser humano pelo conhecimento existe desde que o mesmo pode ter uso da razão e gerar avanços tecnológicos, culturais, políticos, sociais, econômicos e de todo tipo. Assim ele criou o interesse de entender como o ser humano conhece o que o rodeia, seja isto produto da natureza ou de sua própria criação. Tais questões como a natureza do conhecimento, sua aquisição, necessidade e seu permanente desenvolvimento na história da humanidade são essenciais para a epistemologia. Para os antigos gregos, a busca pelo conhecimento significa a procura da felicidade e da total satisfação do ser humano.
Neste sentido, a epistemologia tem trabalhado desde seu início com certos elementos, tais como o conhecimento, mas, além disso, com as noções de verdade, crença e justificativa, pois todas elas se encontram estritamente relacionadas com a geração de conhecimento.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (abr., 2014). Conceito de Epistemologia. Em https://conceitos.com/epistemologia/. São Paulo, Brasil.