A incerteza é um obstáculo constante que aparece na vida, gerando medos e preocupações. Não saber o que vai acontecer significa não ter controle sobre as coisas. Nestes momentos, é preciso parar e refletir, pedir ajuda se necessitar e lutar para conquistar.
A incerteza é equiparada a um estado de dúvida da qual predomina o limite da confiança ou da crença na verdade de determinado conhecimento.
O normal nestes casos é a suspensão da decisão que se pensava implantar diante de um estado normal de situação para evitar qualquer equívoco ou erro grosseiro que nos poderia complicar no futuro.
Por exemplo, vamos pensar na situação econômica instável de um país, uma inflação crescente, a desvalorização da moeda nacional, uma disparidade cambial total relacionada à divisa do dólar, entre outros. Neste cenário, um indivíduo que tem uma poupança para comprar uma casa avaliada pelo preço do dólar acaba se contraindo e não se anima em fazer o investimento devido à incerteza que a situação demonstra, pois amanhã ou dentro de um mês pode baixar o preço e consequentemente perder dinheiro.
Apesar de a incerteza ser mencionada no contexto econômico como um problema recorrente, pode-se dizer que a mesma pode aparecer também em qualquer outra ordem da vida e que sempre estará em estado de dúvida e desconfiança, o que determina esta sensação de falta de certeza.
Por outro lado, a incerteza costuma ser chamada de insegurança que um indivíduo experimenta após determinado acontecimento. "Depois da violenta avalanche ocorrida existe uma grande incerteza sobre o paradeiro dos membros da expedição".
Em ambos os casos mencionados, a incerteza goza de uma conotação negativa e consiste basicamente em um importante grau de desconhecimento ou, melhor dizendo, na falta de informação, pois de fato existem discordâncias sobre o que se sabe ou o que pode ser conhecido.
Por outro lado, em relação à mecânica quântica, o princípio da incerteza afirma que não se pode determinar de maneira simultânea e com precisão arbitrária e absoluta certos pares de variáveis físicas, como a posição e a quantidade de movimento que apresenta determinado objeto. No entanto, na Estatística, a propagação da incerteza é o efeito de variáveis de incertezas, também chamadas de erros, com os quais se desconhece uma função matemática.
Dentro deste mesmo contexto, nos deparamos com o desvio típico que resulta ser uma medida de centralização ou dispersão para variáveis, seja de razão ou de intervalo e que geralmente é interpretado como uma medida de incerteza.
Imagem: Fotolia. artinspiring
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (ago., 2018). Conceito de Incerteza. Em https://conceitos.com/incerteza/. São Paulo, Brasil.