Conceito » Sociedade » Incerteza

Incerteza - Conceito, o que é, Significado

A incerteza é um obstáculo constante que aparece na vida, gerando medos e preocupações. Não saber o que vai acontecer significa não ter controle sobre as coisas. Nestes momentos, é preciso parar e refletir, pedir ajuda se necessitar e lutar para conquistar.

A incerteza é equiparada a um estado de dúvida da qual predomina o limite da confiança ou da crença na verdade de determinado conhecimento.

Suspender as ações até encontrar um panorama claro

O normal nestes casos é a suspensão da decisão que se pensava implantar diante de um estado normal de situação para evitar qualquer equívoco ou erro grosseiro que nos poderia complicar no futuro.

Uso na economia e na estatística

Por exemplo, vamos pensar na situação econômica instável de um país, uma inflação crescente, a desvalorização da moeda nacional, uma disparidade cambial total relacionada à divisa do dólar, entre outros. Neste cenário, um indivíduo que tem uma poupança para comprar uma casa avaliada pelo preço do dólar acaba se contraindo e não se anima em fazer o investimento devido à incerteza que a situação demonstra, pois amanhã ou dentro de um mês pode baixar o preço e consequentemente perder dinheiro.

Apesar de a incerteza ser mencionada no contexto econômico como um problema recorrente, pode-se dizer que a mesma pode aparecer também em qualquer outra ordem da vida e que sempre estará em estado de dúvida e desconfiança, o que determina esta sensação de falta de certeza.

Insegurança que uma pessoa sente diante de um acontecimento

Por outro lado, a incerteza costuma ser chamada de insegurança que um indivíduo experimenta após determinado acontecimento. "Depois da violenta avalanche ocorrida existe uma grande incerteza sobre o paradeiro dos membros da expedição".

Em ambos os casos mencionados, a incerteza goza de uma conotação negativa e consiste basicamente em um importante grau de desconhecimento ou, melhor dizendo, na falta de informação, pois de fato existem discordâncias sobre o que se sabe ou o que pode ser conhecido.

Uso na mecânica quântica

Por outro lado, em relação à mecânica quântica, o princípio da incerteza afirma que não se pode determinar de maneira simultânea e com precisão arbitrária e absoluta certos pares de variáveis físicas, como a posição e a quantidade de movimento que apresenta determinado objeto. No entanto, na Estatística, a propagação da incerteza é o efeito de variáveis de incertezas, também chamadas de erros, com os quais se desconhece uma função matemática.

Dentro deste mesmo contexto, nos deparamos com o desvio típico que resulta ser uma medida de centralização ou dispersão para variáveis, seja de razão ou de intervalo e que geralmente é interpretado como uma medida de incerteza.

Imagem: Fotolia. artinspiring

Relacionados:

  1. Divisas (moeda estrangeira)
  2. Segurança
  3. Margem de Erro
  4. Dúvida
  5. Pessoas Indecisas
  6. Status
  7. Luta Interior
  8. Confiança
  9. Sonhos
  10. Taxa de Juros