Conceito » Comunicação » Engagement

Engagement - Conceito, o que é, Significado

A palavra vem da língua inglesa que, por sua vez, tomou emprestado do francês. É importante destacar que a palavra engage, em francês, significa compromisso e que este termo pode ser aplicado a qualquer contexto pelo qual uma pessoa se sente afetivamente vinculada por alguém ou por algo. Neste sentido, o artista engage é aquele que não se limita em traduzir sua arte de maneira estética, mas que se compromete ativamente com alguns ideais.

Na estratégia da comunicação empresarial

As empresas precisam projetar-se às redes sociais para atrair seus clientes. Um dos objetivos que se pretende alcançar é o engagement. Neste sentido, trata-se do sentimento de um cliente vinculado e atraído por determinada marca. Para que isso seja possível, a empresa deve fazer com que o cliente se apaixone pela marca e que não seja um simples consumidor. Como consequência desse envolvimento, a fidelidade do cliente à marca é consolidada.

Para conseguir um melhor engagement nas redes sociais, as marcas comerciais estabelecem algumas estratégias: tentar fazer com que os usuários compartilhem seus conteúdos, comunicar os valores associados à própria marca ou transmitir ideias com uma carga emotiva.

O nivel de compromisso é mensurável

No mundo dos negócios existe o chamado índice de engagement. Este índice é obtido a partir de uma fórmula concreta e permite conhecer a interação dos usuários com as redes sociais de uma marca. Estabelece um valor que representa a porcentagem de usuários interessados em determinado conteúdo.

A fórmula exata seria a seguinte: some o número total de interações, o número de curtidas e tweets compartilhados e o número de comentários ou respostas. Com o total obtido, divide-se pelo número de impressões da publicação. Após esta divisão, multiplica-se a quantidade por 100 e desta forma se consegue o índice. Obviamente, este valor é de extrema importância para saber que tipo de estratégia de comunicação é apropriado.

Na área dos Recursos Humanos

Os funcionários que estão firmemente comprometidos com suas tarefas e com os objetivos e valores de uma empresa serão os mais produtivos e eficazes. Portanto, o engagement é o nível de compromisso individual de todos aqueles empregados que compõem o quadro de trabalho de uma empresa ou instituição.

Um empregado comprometido apresenta uma série de características: ele se importa com seu trabalho, sente-se valorizado e respeitado, inclusive considera que faz parte de um projeto interessante. Desta maneira, o empregado engage não se limita com o cumprimento de uma obrigação e um horário, mas desempenha suas funções com paixão e energia.

Imagem: Fotolia. Texelart

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: