Para compreender melhor de que se trata a ecmnésia devemos ir à origem da palavra. É derivada do grego ek, que significa de, a partir de e mnasthai, que significa lembrar. Podemos deduzir que se trata de um distúrbio da memória a partir de um determinado momento ou situação.
Todos nós já ouvimos falar de amnésia, que é uma falha da memória passada. As pessoas esquecem parte ou até mesmo a totalidade de suas vidas. Ao contrário da amnésia, é uma situação em que as lembranças do passado são vividas no presente, é como se passasse outro momento da vida, ocorrendo uma alteração da percepção do tempo, o que leva a pessoa ter um comportamento de acordo com essas memórias, que são para ela uma realidade absoluta muito bem vivida.
Não é uma doença em si. Trata-se de um sintoma que acompanha vários distúrbios da esfera mental.
Do ponto de vista da neurociência, é considerada uma forma de alucinação ou delírio. Seus portadores vivem como sua realidade.
Como ocorre com as alucinações, a pessoa não vê apenas um entorno ou acontecimentos passados, mas também ouve vozes que acompanham esses momentos.
Trata-se de uma condição que se encontra associada a vários distúrbios neurológicos ou psiquiátricos e que afeta áreas específicas do cérebro.
Este transtorno pode ocorrer em várias situações:
– Lesões cerebrais
– Demência
– Como aura na epilepsia do lobo temporal
– Durante um transtorno confusional
– Consumo de drogas alucinógenas
– Histeria
– Estados de autossugestão e hipnose
– Estado em que aumenta a capacidade de lembrar acontecimentos do passado
Uma vez que o indivíduo com este distúrbio se encontra evocando situações de sua memória passada e vivendo esses momentos passa a perder a memória do que está acontecendo no presente real.
Por outro lado, o fato da ecmnésia ocorrer no contexto de uma alteração na função cerebral por um distúrbio associado, a perda da memória recente está vinculada ao transtorno de base, que pode ser chamado de demência, dano cerebral, alteração da função neuronal ou intoxicação por drogas.
O indivíduo passa a perder os fatos e as vivências ocorridas durante o período ecmnético.
É um distúrbio que precisa constantemente de uma avaliação e acompanhamento adequado por parte de especialista em saúde mental.
Imagem: Fotolia. Orawan
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (set., 2018). Conceito de Ecmnésia. Em https://conceitos.com/ecmnesia/. São Paulo, Brasil.