Conceito » Política » Distopia

Distopia - Conceito, o que é, Significado

A distopia é um conceito usado diferentemente de utopia, uma vez que denomina o mundo imaginário normalmente criado para a literatura ou para a sétima arte. É caracterizada por ser desagradável e indesejável de viver. Como se sabe, a utopia também propõe um mundo que não existe na realidade, mas que se anseia a chegar e alcançar uma vez, pois implica em harmonia, paz e amor, ou seja, em todas as situações desejáveis e queridas para a maioria das pessoas.

É por isso que muitos utilizam também o conceito de antiutopia para denominá-la

A área da política foi a primeira em utilizar este conceito por volta do século XIX, através do dirigente político John Mill que utilizou esta representação em um dos seus discursos parlamentares.

A distopia, uma advertência contra os maus políticos

Vale destacar que boa parte dos romances ou históricas de distopia utiliza ou parte de fatos reais que acontecem nas comunidades; ainda mais pelo conteúdo negativo que ostentam acabam gerando acontecimentos desagradáveis e totalmente disfuncionais para a harmonia e saúde da sociedade.

Muitos comportamentos claramente negativos são tomados como ações primordiais das distopias, porque é evidente que são capazes de desencadear cenários e modelo de países totalmente injustos e desequilibrados. Isto é, a distopia muitas vezes age como um aviso do que pode acontecer se as alterações concretas e benéficas não ocorrem na direção política ou social, entre outros.

1984, um mundo de distopia

Um dos exemplos mais paradigmáticos e claros de distopia, no campo da literatura, é o livro 1984 do escritor inglês George Orwell. Nele, Orwell aborda como é a vida de uma comunidade monitorada a cada minuto pelas autoridades e que são dominadas pela propaganda política. Seu personagem central, Winston Smith, é o único que tenta viver e relembrar o passado como uma ferramenta para rebelar-se contra esse presente tão opressivo.

Através desse trabalho, Orwell procura fazer uma forte crítica ao totalitarismo, ou seja, mostra a repressão e a falta de liberdade que se submete uma sociedade no sentido da terrível consequência que é viver em um estado de ditadura.

Imagem: Fotolia. studiostoks

Relacionados:

  1. Utopia
  2. Ideologia
  3. Natureza-Morta
  4. Abuso de Autoridade
  5. Mapa Político
  6. Partido Político
  7. Perspectivismo
  8. Julgamento Político
  9. Harmonia
  10. Artista