Opróbrio - Conceito, o que é, Significado

Opróbrio é algum tipo de desonra, descrédito ou vergonha pela qual passa uma pessoa e afeta sua imagem pública. Esta palavra é sinônima de calúnia, injúria ou ofensa. Quanto a sua etimologia, este termo provém do latim opprobrium e tem o mesmo significado, o prefixo “ob” quer dizer em contra de e o adjetivo “prober” significa vergonha. Por outro lado, deve-se destacar que o substantivo opróbrio equivale ao verbo desonrar, que é sinônimo de difamar, desprezar e desacreditar.

As palavras que insultam as pessoas podem causar opróbrio, isto é, um sentimento de vergonha pessoal

Assim, pode-se dizer que “as acusações falsas do chefe foram um opróbrio para o empregado”.

O opróbrio pode afetar também um grupo qualquer, por exemplo, naqueles casos em que um grupo de pessoas é difamado por algum motivo. “Os insultos da equipe rival foi um opróbrio para nosso time”.

De qualquer forma, o opróbrio é uma ofensa à honra, seja ela individual ou coletiva. Se um filho tem uma conduta indesejável é bem provável que seus pais experimentem o opróbrio, pois se sentem responsáveis pelas ações do seu filho.

O adjetivo oprobrioso (a) indica que algo provoca certa decepção, vergonha ou mal-estar pessoal, pois o orgulho individual de alguém se vê ofendido moralmente.

Diversas formas de experimentar opróbrio

O insulto pessoal é a forma mais comum de opróbrio. Entretanto, são muitas as ações que podem causar algum tipo de desonra: as acusações, as mentiras, os vexames, as humilhações, o desprezo, as ofensas ou as desqualificações. As vítimas desse tipo de ação se sentem ofendidas em seu íntimo, pois sua imagem pública é afeada de alguma maneira, especialmente se as palavras de ofensa são falsas e sem nenhum fundamento.

Logicamente, o opróbrio de alguém pode trazer diversas consequências. Assim, é possível que a desonra termine em algum enfrentamento pessoal ou inclusive nos tribunais de justiça para que um juiz imponha algum tipo de sanção (não se pode esquecer que existem delitos contra a honra).

O opróbrio e os delitos contra a honra

A dignidade pessoal está protegida por lei. O opróbrio ou ofensa moral pode estar relacionado à calúnia, que é acusar alguém de um delito sabendo que esta acusação é falsa. Por outro lado, no campo jurídico uma injúria é toda ofensa contra a dignidade dos demais. Do ponto de vista legal, na calúnia se julga a veracidade das acusações, enquanto que no caso da injúria o importante é defender a honra da vítima, independente da verdade dos fatos.

Imagem: iStock. tomazl

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: