O termo desigualdade é utilizado para indicar o oposto de igualdade, ou seja, a falta de equilíbrio entre duas ou mais partes. A noção de desigualdade geralmente tem um significado negativo e não significa diversidade (no sentido de que nem todos são iguais), mas que representa a ideia de falta de equilíbrio entre duas ou mais partes envolvidas. Normalmente o termo está relacionado com questões sociais e de acesso ao mesmo estilo de vida, fenômenos que tem a ver com a sociedade e que representam o estabelecimento de hierarquias sociais, diferenças e distinções entre diversas classes ou grupos sociais.
A desigualdade é um fenômeno típico da maioria das sociedades, pois é através dela que se estabelecem hierarquias mais ou menos estruturadas. A existência de hierarquias pode ser consciente ou inconscientemente montadas e tem a ver com marcar as diferentes formas de acesso a direitos como a alimentação, moradia, saúde e educação.
Entretanto, dentro de uma sociedade há diversos tipos de desigualdades que podem ser estabelecidas de acordo com o grupo pertencente. De fato, uma pessoa que é discriminada por determinado elemento em sua vida, pode ao mesmo tempo discriminar a outra por outra questão. A desigualdade pode ter a ver também com a etnia, a religião, o gênero, a idade, o conhecimento, etc.
A noção de desigualdade social começa no momento em que duas pessoas se unem de qualquer maneira, pois entre ambas se estabelece uma forma particular de funcionamento. Inclusive a desigualdade pode se fazer presente entre amigos em situações particulares e específicas. Estas situações podem acontecer também natural ou artificialmente, e podem ser mais ou menos duradouras dependendo de cada situação ou contexto.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (abr., 2014). Conceito de Desigualdade. Em https://conceitos.com/desigualdade/. São Paulo, Brasil.