Conceito de Desculpa

DesculpaÉ habitual que apareçam em nossas vidas obrigações e compromissos a serem cumpridos porque isso é o que justamente se espera de nós.

Estudar para ter um bom resultado no exame final, ir ao colégio todos os dias, acompanhar a mãe ao médico, ir ao aniversário de nosso melhor amigo, comparecer no casamento da filha de uma amiga, são alguns dos exemplos que aparecem os compromissos e as obrigações.

Mas claro, nem sempre temos vontade de cumpri-los e aí surge o problema…explicar o porquê. Como dizer ao melhor amigo que está cansado e não tem vontade de ir ao seu aniversário tarde da noite?…Difícil, mas não impossível, por isso existe o que chamamos de desculpa.

A desculpa é motivo ou pretexto que uma pessoa alega com o objetivo de esquivar-se de uma obrigação ou compromisso.

Embora esse argumento de desculpa não redima a pessoa da obrigação a cumprir, existe o atenuante de explicar o motivo que não pode comparecer ou realizar o compromisso.

Algumas desculpas concretas devem ser dadas quando, por exemplo, não comparecemos ao aniversário de nosso melhor amigo, não por esquecimento, mas por ter que estudar para a prova de um concurso importantíssimo. E outro muito comum que é mentir ao professor por não ter feito a lição com a desculpa que estava doente no dia anterior.

Diante destes exemplos, chegamos à conclusão que muitas vezes as pessoas mentem como desculpa de não poder cumprir o compromisso ou obrigação de maneira efetiva.

Obviamente que não se deve mentir, mas sem dúvidas a mentira é a melhor maneira de poder dar uma desculpa.

Por outro lado, costuma-se usar muito a desculpa por causa de alguma omissão ou erro que cometemos com algo ou alguém, seja por desconhecimento, negligência ou simplesmente por ter esquecido. Nestes casos também é habitual usar a mentira. “Não te liguei para cumprimentar no dia do seu aniversário porque estava com tantos problemas que me esqueci”.

Basicamente o que as pessoas querem dando desculpas por não realizar ou omitir algo é ter o “perdão” do outro e transmitir sentimento por não cumprir com o que havia planejado. Já quando uma pessoa ou algo não interessa nem nos preocupamos em dar uma desculpa.

Embora não seja formalmente um dos sentidos do termo, a palavra desculpa costuma ser usada por muitas pessoas como sinônimo de mentira, principalmente para referir a uma situação de falsidade.

A razão deste uso pode ser errada, mas é real, pois muitas vezes existem mentiras nas desculpas por vergonha de ter esquecido o fato ou a situação. Por isso, seu uso é confuso e errôneo.

Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (out., 2014). Conceito de Desculpa. Em https://conceitos.com/desculpa/. São Paulo, Brasil.

  • Compartilhar
Copyright © 2010 - 2024. Editora Conceitos, pela Onmidia Comunicação LTDA, São Paulo, Brasil - Informação de Privacidade - Sobre