Na Literatura, a crítica literária é uma disciplina que analisa e valoriza seja positivamente ou negativamente uma obra literária. Consequentemente, um crítico literário se expressa através de um meio de comunicação escrito ou oral, avaliando e opinando sobre as características de uma determinada produção literária também chamada de crítica literária.
Vale destacar que o profissional que se dedica à realização e análise das obras literárias é conhecido popularmente como crítico literário. Neste caso, a pessoa que se dedica profissionalmente nessa área é graduada em filosofia ou letras, por outro lado, também há pessoas com amplo conhecimento literário e que se dedicam às críticas.
Como a maioria já sabe, a crítica é uma forma de expressar a opinião e o julgamento de uma pessoa sobre alguma situação, personagem, obra artística, entre outras.
No entanto, com objetivo de agarrar o público, as produções artísticas são sempre objeto da atenção dos profissionais que se dedicam à avaliação de uma crítica após a apreciação de uma obra, seja de uma peça teatral, um show, filme, livro, programa de televisão, etc.
Geralmente, os artistas são muito criticados, obviamente quando a crítica não é boa ou condescendente com a obra. Devemos resgatar a crítica literária como uma ferramenta de grande importância e interesse na hora de descobrir a existência ou não do rigor metodológico presente de uma obra literária.
Sendo assim, a avaliação pessoal presente nos artigos jornalísticos deve ser considerada e não deixada de lado.
O filósofo helênico Dionisio de Halicarnaso é considerado o inventor e pioneiro da crítica literária durante seu tempo, aproximadamente pelo ano de 60 a.C.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (nov., 2014). Conceito de Critica literária. Em https://conceitos.com/critica-literaria/. São Paulo, Brasil.