Conceito » Cultura » Cosplay

Cosplay - Conceito, o que é, Significado

Desde os primórdios da humanidade o homem se diverte com os disfarces. Os atores na Grécia antiga, os bobos da corte na Idade Média e as fantasias de super-heróis são alguns dos exemplos. Na atualidade, com a crescente fama do mundo anime e os personagens animados, esta antiga tradição se tornou um movimento cultural seguido por milhares de adeptos.

Reproduzir universos fantásticos

O cosplay dita a moda atual de fantasias dos personagens de desenhos animados, seja de desenhos, super-heróis ou personagens de videogames. O que caracteriza esta moda é o realismo que destas fantasias que, após horas de trabalho, reproduzem com precisão o personagem escolhido.

Deve-se ressaltar que há dois tipos de cosplays: aqueles que são confeccionados pessoalmente e aqueles adquiridos em alguma loja de fantasias. Os segundos podem chegar a alcançar um preço elevado dependendo da sua semelhança com o personagem ou por causa dos complementos que possuem: braços hidráulicos, luzes, perucas, etc.

Embora esta moda exista no mundo todo, sua origem se situa no Japão, berço da animação e dos personagens animados

No Japão é bem comum encontrar pessoas fantasiadas pela rua, pois lá existe a idolatria a estes personagens de ficção.

Por outro lado, em qualquer concentração cosplay há sempre uma figura que se repete: os personagens de mangá. Assim, muitos destes personagens são reproduzidos no mundo do cosplay e são extraídos de séries e quadrinhos, como Naruto ou One Peace.

Recentemente, com a chegada dos videogames ao público em geral, o fenômeno cosplay também teve que adaptar suas fantasias aos personagens destes videogames. Desta maneira, os personagens de videogames como League of Legends ou World of Warcraff são reproduzidos com grande precisão.

Concentrações de cosplay

Como muitas outras correntes e movimentos culturais, o cosplay se multiplicou nos últimos anos. Nas cidades de todo mundo são realizadas concentrações de cosplay onde as pessoas se reúnem, compartilham seus hobbys e desfrutam destes trajes tão realistas.

Com muita frequência as concentrações de cosplay se combinam com concentrações de anime ou mangá. Nelas está presente o merchandising, a história em quadrinhos, os videogames, os mangás e os cosplays.

As maiores concentrações de cosplay estão na Espanha, mais especificamente no salão de mangá de Barcelona e na Expocomic de Madrid.

Imagem: Fotolia. stasia04

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: