Comic Con - Conceito, o que é, Significado

Os apaixonados pela cultura pop, que vão além do mundo das histórias em quadrinhos, sabem que em todos os verões se celebra uma convenção internacional na cidade californiana de San Diego. Trata-se de um dos eventos mundiais de maior prestígio no setor dos comics. Ocorre desde 1970 e como resultado desse sucesso várias edições são observadas em todo o planeta.

O que podemos encontrar na Comic Con?

Todos os anos os organizadores tentam superar-se com todo tipo de eventos e atividades. Na maioria das edições os assistentes podem participar de concursos de fantasias com roupas de personagens famosos. Surgem as últimas novidades editoriais e os grandes criadores dão autógrafos. São realizadas conferências temáticas assim como há prêmios e recompensas (os prêmios da Eisner são considerados os Oscars do mundo comic).

Como em qualquer outro evento com estas características são realizadas exibições de filmes, venda de artigos de merchandising, exposições de coleções exclusivas das tiras em quadrinhos, venda de filmes, reproduções de estúdios cinematográficos ou histórias de aventuras, etc. Nas outras edições da Comic Com surgiram diferentes subgêneros dos quadrinhos: mangá, anime, fantasia, ciência ficção, humor negro, guerra, underground, etc.

Os participantes da Comic Con podem encontrar produtos Star Wars, fãs vestidos de Superman, Batman, Iron Man ou qualquer outro de seus personagens favoritos (aquele que se fantasia com roupas de ficção é um cosplayer e tudo o que rodeia este mundo é conhecido pela palavra cosplay, uma contração de costume play ou representação do personagem por meio de fantasia).

Para que o evento seja um sucesso, conta-se com o apoio de voluntários e os participantes devem inscrever-se online com antecipação. Nas últimas edições o número de 100.000 fãs foi superado (no mundo comic seus seguidores são conhecidos pelo termo fandom). Todos os anos os participantes podem adquirir uma camiseta oficial da Comic Con. Esta feira é tão popular no mundo inteiro que atrai pessoas de todos os países e por este motivo é bastante comum seu acesso após longas horas de espera.

Outros eventos internacionais similares

A paixão pelo comic é um fenômeno em escala internacional e que conta com milhares de seguidores. O sucesso da Comic Con de San Diego foi exportado a outros países. Assim, existem convenções anuais como a Comic Con Flow na Argentina, a Cos-Mo na cidade italiana de Modena, a Fan Expo do Canadá, a Puerto Rico Comic Con, a London Film and Comic Con e a New York Comic Con.

No Brasil, recebe o nome de CCXP - Comic Con Experience - sendo o maior da América Latina, onde se dá o luxo de comparar-se à original em termos de assistência como resultado da intensa cultura que existe no país e que acompanha as novidades que giram em torno do evento.

Imagens: Fotolia. Gladchenko / Stanislav

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: