O citoplasma é um dos elementos básicos da célula localizado entre a membrana plasmática e o núcleo. Nas células eucariotas e nas procariotas que não possuem núcleo usam o citoplasma para ser o alojamento de seu material genético.
Basicamente, o citoplasma desenvolve todas as reações químicas dos seres vivos, está formado eminentemente por água e também por substâncias minerais ionizadas, além de substâncias orgânicas como enzimas e proteínas.
Suas funções relevantes são três: nutrição, que incorpora essas substâncias e em seguida as transforma para liberar energia; armazenamento, se preocupa em armazenar certas substâncias que no futuro serão usadas e ao mesmo tempo estejam ali à espera de serem usadas; e a estrutural, uma vez que o citoplasma dá forma à célula e serve como ponto de partida de todos os movimentos.
Quando obervado detalhadamente através de um microscópio pode-se apreciar uma de suas principais características, a aparência granulosa apresentada e que se deve à grande quantidade de orgânulos (órgãos das células), de ribossomos, entre outros, que apresentam sua composição. Os ribossomos exercem a função fundamental de sintetizar as proteínas.
Sem dúvidas o microscópio foi essencial para o avanço do conhecimento do citoplasma. O detalhamento e preciso estudo físico deste aparelho permitiu esclarecer muitos conhecimentos sobre o citoplasma, de sua apresentação granulosa, além de determinar sua viscosidade e identificação do citoesqueleto, que são estruturas em forma de pelos dentro do citoplasma e fácil de encontrar em muitos tipos de células.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (mar., 2015). Conceito de Citoplasma. Em https://conceitos.com/citoplasma/. São Paulo, Brasil.